O triatleta carioca Virgílio de Castilho, da Equipe Brasil Telecom e da Equipe Olímpica Permanente da Confederação Brasileira de Triathlon CBTri, garantiu no sábado sua vaga para os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana. Virgílio foi o segundo colocado no XIX Triathlon Internacional de La Paz, na Argentina, onde os três primeiros asseguraram suas vagas para a competição de julho.

A disputa na cidade da província de Entre Rios, 530km ao norte de Buenos Aires, foi em distância olímpica, compreendendo 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Além de Virgílio, outros integrantes da Equipe Olímpica Permanente também tiveram excelente desempenho, com cinco brasileiros entre os oito primeiros colocados.

Em primeiro lugar ficou o argentino Daniel Fontana, com o tempo de 1h52m33. Virgílio chegou segundos atrás, com 1h52m49, e logo depois veio o argentino radicado em Santos Oscar Galindez (1h53m42). Os três carimbaram seus passaportes para Santo Domingo.

O paulista Paulo Henrique Miyashiro foi o quarto colocado, fazendo 1h53m56, seguido do paranaense Luis Catta Preta (1h54m54) e pelo cearense Antônio Carlos da Silva (1h56m06). Fechando a boa colocação dos brasileiros, Leonardo Casadio, de Minas Gerais, fez 1h56m13 e ficou em oitavo lugar.

Fontana garantiu sua vitória ao impor um forte ritmo na etapa de corrida. Mesmo sem a vitória, Virgílio de Castilho, 26 anos, conseguiu seu grande objetivo, que era garantir sua vaga para o pan. “É um sonho se tornando realidade. Defender o Brasil no pan será uma grande honra. Treinei muito para isso, até durante as festas de fim de ano. Valeu a pena”, disse o carioca, emocionado. Entre as mulheres, a vitória foi da também argentina Nancy Alvarez, com 2h13m47.

No total, 720 triatletas participaram da prova, que também contou pontos para o ranking mundial da ITU International Triathlon Union, classificatório para a Olimpíada de Atenas, em 2004.

Além de Virgílio, outros dois brasileiros também já têm vaga para disputar o pan. Os triatletas Sandra Soldan (RJ) e Leandro Macedo (DF) já tinham suas presenças garantidas nos jogos por terem ficado entre os três primeiros no Pan-Americano de Triathlon Brasil Telecom, disputado em setembro, no Rio de Janeiro Leandro foi o primeiro no masculino e Sandra, a terceira no feminino.

continua após a publicidade

continua após a publicidade