Vinte equipes fora do Eco Challenge

Navala – A maior corrida de aventura do mundo, o Eco-Challenge, teve início há cinco dias mas das 81 equipes que largaram, 20 já estão fora da prova. Muitos competidores enfrentam problemas físicos como pequenos ferimentos, bolhas no pé, desidratação e esgotamento. O clima instável em Viti Levu, uma das ilhas do arquipélago de Fiji, no Pacífico Sul, e a comida racionada também estão castigando os atletas.

As equipes brasileiras (Equipe EMA Brasil, AXN Atenah Brasil e Canon Quasar Lontra), apesar das dificuldades, estão conseguindo manter as posições. Desde segunda-feira, a Lontra vem ocupando a 10.ª posição e a AXN permanece em 13.º lugar. A EMA Brasil está em 27.º. Até às 16h de ontem (7h da manhã de quarta em Fiji), apenas a equipe EMA Brasil, entre as brasileiras, não havia passado pelo posto de controle número 6.

O time espanhol Buff AXN, formado por três homens e uma mulher, Emma Roca, líder do time, estava liderando a prova até o início da madrugada de ontem. As norte-americanas Golite Balance Bar e a Montrail Parallax aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

O Eco-Challenge começou dia 10 de outubro e o prazo máximo para terminar a prova é dia 21 de outubro. Ao todo serão 500 quilômetros que devem ser percorridos na ilha principal de Fiji, a Viti Levu. Até agora os competidores já enfrentaram várias modalidades, como trekking (caminhada), canyoneering (andar dentro de rio), mountain bike (bicicleta), jungle trekking (caminhada na selva), “bilibili” (jangada feita em bambu pelos próprios competidores) e caiaque individual.

PR recebe etapa do CBCA

E se do outro lado do mundo o desafio é de 500 km, o próximo fim de semana será de festa para o Paraná. O Estado recebe, pela primeira vez, uma etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura (CBCA). A Itambé Extremaventura 2002 vale pela nona etapa do certame e terá como palco as áreas ruarais de Balsa Nova e Campo Largo. A competição vai reunir 25 das principais equipes do Brasil.

A prova será uma das mais extensas da temporada (170 km), e foi montada para exigir o máximo dos atletas. Serão cinco modalidades: trekking, mountain bike, duke (canoagem), orientação e técnicas verticais (não exatamente nesta ordem).

A competição vai distribuir premiação de R$ 8 mil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo