Campeão brasileiro da Série C e vice-campeão da Copa do Brasil, o Brasiliense resolveu entrar na disputa por uma vaga na Copa Libertadores de 2003. A iniciativa é do presidente da Federação Brasiliense de Futebol, Webber Magalhães, que pretende apenas defender os direitos de seu filiado.
Segundo Magalhães, “não existem regras definidas para o convite, mas apenas um critério usual através de posicionamentos em diversas competições organizadas pela CBF”. Como o clube aposta que o Corinthians chegará à final do Campeonato Brasileiro da Série A, sobraria uma vaga na Libertadores. O time paulista já está garantido por ser campeão da Copa do Brasil.
“O Brasiliense é um time emergente e bem organizado, que pode participar da Libertadores e defender bem o Brasil”, concluiu Magalhães. Ele acompanhou de perto a final da Série C, em Goiânia, onde o Brasiliense sagrou-se campeão ao empatar com o Marília, por 1 a 1.
O time paulista dominou o primeiro tempo e fez 1 a 0 com Luisinho Vieira, cobrando pênalti. O empate saiu logo no começo do segundo tempo, quando Romildo aproveitou uma falha do goleiro Marcelo Cruz. Depois o time de Brasília foi superior e teve mais chances de vencer, mesmo porque o Marília perdeu seu goleiro, expulso por reclamações. Campeão e vice da Série C subiram para a Série B em 2003.