O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu neste domingo (14) o GP de Abu Dhabi e se tornou o mais jovem corredor a faturar o mundial de pilotos da Fórmula 1. O pódio foi completado pelos dois pilotos da McLaren. Hamilton em segundo e Button em terceiro.

continua após a publicidade

Fernando Alonso, da Ferrari, que precisava chegar em quarto para ser campeão, chegou apenas na sétima posição. Ficando quatro pontos atrás de Vettel no mundial de pilotos, que fechou a temporada com 256 pontos.

A prova

Logo após a largada, Schumacher, da Mercedes, rodou na pista e foi atingido pela Force India de Vitantonio Liuzzi. O safety car entrou em cena e, após a relargada, Vettel consolidou a liderança.

continua após a publicidade

Na 10.ª volta, Alonso ainda seria o campeão do mundial de pilotos, mas, aos poucos, ele viu o mundial escapar de suas mãos. Após a troca de pneus na volta 16, Alonso não conseguiu ultrapassar o russo Vitaly Petrov, da Renault. Enquanto isso, seus adversários na briga pelo título voavam na ponta.

Vettel só deixou a liderança da prova quando foi para os boxes e voltou atrás de Button. Mas quando o inglês foi para os boxes, o alemão retomou a liderança.

continua após a publicidade

No final da prova, os pilotos cumprimentaram Vettel pelo campeonato. Somente Alonso o ignorou e ainda reclamou com Petrov por tê-lo segurado na pista e impedido sua conquista do título.

Os brasileiros mais uma vez estiveram atrás. Felipe Massa ficou na décima posição. Rubens Barrichello foi o 12.º. Lucas di Grassi terminou em 18.º, seguido de Bruno Senna em 19.º.

Classificação do GP de Abu Dhabi

1. Sebastian Vettel – Red Bull
2. Lewis Hamilton – McLaren
3. Jenson Button – McLaren
4. Nico Rosberg – Mercedes
5. Robert Kubica – Renault
6. Vitaly Petrov – Renault
7. Fernando Alonso – Ferrari
8. Mark Webber – Red Bull
9. Jaime Alguersuari – Toro Rosso
10. Felipe Massa – Ferrari
11. Nick Heidfeld – Sauber
12. Rubens Barrichello – Williams
13. Adrian Sutil – Force India
14. Kamui Kobayashi – Sauber
15. Sebastien Buemi – Toro Rosso
16. Nico Hulkenberg – Williams
17. Heikki Kovalainen – Lotus
18. Lucas di Grassi – Virgin
19. Bruno Senna – Hispania
20. Christian Klien – Hispania
21. Jarno Trulli – Lotus

Não completaram a prova

Timo Glock – Virgin
Michael Schumacher – Mercedes
Vitantonio Liuzzi – Force India