Fórmula 1

Vettel vence corrida, Rubinho é 3º e Massa é 4º na Inglaterra

Diferente de outros fins de semana, a corrida deste domingo em Silverstone não evidenciou a predominância dos carros da Brawn GP à frente do grid. Com uma dobradinha fácil no circuito inglês, a Red Bull colocou seus dois pilotos no alto do pódium, Vettel e Weber, primeiro e segundo lugares respectivamente, completado pelo brasileiro Rubens Barrichello na terceira posição.

O brasileiro Felipe Massa, depois de uma péssima sequência de treinos, quando não conseguiu sequer chegar à terceira sessão dos treinos oficiais, amargando somente a décima primeira posição de largada, fez uma corrida de recuperação e chegou na quarta colocação neste domingo, dia 21 de junho.

Com uma primeira perna mais longa que os demais concorrentes, chegando a parar para o primeiro abastecimento até 6 voltas após os líderes, Massa voltou à pista já na quinta colocação, e muito próximo de Rubinho e Rosberg, terceiro e quarto colocados até então. Ponto para a Ferrari, já que há muito não se via uma boa estratégia dos boxes.

Com um ótimo ritmo de corrida, Felipe ainda venceu Rosberg nos boxes e ganhou mais uma posição, chegando em quarto, com o alemão Nico Rosberg em quinto, e o líder do campeonato Jenson Button em sexto.

Outros brasileiros

Rubinho fez o que deveria fazer, após uma ótima sessão de treinos oficiais, quando largou em segundo. No entanto, o que se viu na corrida foi um ótimo ritmo de prova das duas Red Bull, com Vettel disparando na frente e Mark Weber empurrando Rubinho na primeira perna da corrida, antes dos primeiros pit stops.

Com isso o brasileiro perdeu a segunda posição nos boxes, restando a ele manter o ritmo e assegurar a terceira posição, então já ameaçada por Rosberg e Massa, naquele momento em quarto e quinto na corrida.

E assim foi até o final, com Rubinho no pódium em terceiro lugar. Embora tenha diminuído sua diferença para Button, o brasileiro segue com 41 pontos e em segundo na classificação do campeonato, a 23 pontos atrás de seu companheiro de equipe, mas a apenas 2 pontos à frente de Vettel.

Na outra ponta da classificação, o brasileiro Nelsinho Piquet lutou contra a falta de equilíbrio de seu carro e finalizou a prova na décima segunda posição. Seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, não fez de melhor, chegando em décimo quarto lugar, sempre disputando posições com os pilotos da equipe Force India.

Classificação do Grande Prêmio da Inglaterra
Circuito de Silverstone (60 voltas)

1.º – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1h22min49s328
2.º – Mark Webber (AUS/Red Bull), a 15s188
3.º – Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP), a 41s175
4.º – Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 45s043
5.º – Nico Rosberg (ALE/Williams), a 45s915
6.º – Jenson Button (ING/Brawn GP), a 46s285
7.º – Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1min08s307
8.º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min09s622
9.º – Timo Glock (ALE/Toyota), 1min09s823
10.º – Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min11s522
11.º – Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min14s023
12.º – Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1 volta
13.º – Robert Kubica (POL/BMW), a 1 volta
14.º – Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1 volta
15.º – Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1 volta
16.º – Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1 volta
17.º – Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta
18.º – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1 volta

19.º – Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), abandono, volta 37
20.º – Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), abandono, volta 36