Vettel sai na pole-position no GP da Europa de F-1

A FIA inventou uma regra nova para o GP da Europa. Desconfiada, ou pressionada a desconfiar, de que a Red Bull andava variando demais o mapeamento eletrônico de seus motores entre classificação e corrida, proibiu acertos dessa natureza. Não adiantou muito. Ontem, Sebastian Vettel fez mais uma pole, a 7.ª no ano, no circuito de rua de Valência.

Em tese, de acordo com as queixas das rivais, a equipe líder do Mundial teria quase um motor para treino e outro para corrida, por ser muito radical a mudança de acerto de um dia para o outro. No sábado, seus motores eram preparados numa configuração mais “agressiva”, com maior consumo e maior potência, otimizando ainda a emissão de gases quentes pelo escapamento mesmo nas freadas. Para poucas voltas, tal acerto não traz riscos de quebras. O mapeamento era alterado para o dia seguinte, um ajuste eletrônico mais “conservador”. Menos potência, mais economia, menos risco de estourar.

Não era propriamente uma descoberta do outro mundo. Todas as equipes poderiam fazer o mesmo. Mas só para a Red Bull se apontou o dedo em tom acusatório. “Estão falando muito neste fim de semana, achando que nossa equipe vai perder mais do que as outras com essa mudança de regra. Não concordo com isso”, disse Vettel, do alto de sua volta em 1min36s975 obtida com uma única tentativa no Q3.

Para a próxima etapa do campeonato, em Silverstone, a FIA vai proibir de vez mais um dispositivo que tem sido muito útil para a Red Bull, os escapamentos “aerodinâmicos”. “Todo mundo vai perder alguma coisa, não só nossa equipe”, comentou Vettel. “A mudança aqui foi muito sutil. Não vai acontecer nada”, emendou Fernando Alonso, quarto no grid. “Em Silverstone, sim, a gente vai notar alguma diferença. Mas é bom dizer que todos, ou quase todos, vão sofrer com uma queda de performance. Todos os que usam os difusores aquecidos. Mesmo assim, a Red Bull continuará favorita.”

Ou seja: não é com uma canetada que a FIA vai brecar o time rubrotaurino e seu piloto em estado de graça. Sebastian fez ontem a 22.ª pole de sua carreira sem nenhuma dificuldade. Para chegar perto dele, seu companheiro Mark Webber precisou de duas voltas rápidas e dois jogos de pneus macios. Ficou 0s188 atrás e divide com Vettel a primeira fila. Alonso tem, antes dele no grid, Lewis Hamilton, da McLaren, em terceiro.

Não houve surpresas entre os dez primeiros. Felipe Massa ficou em quinto, mantendo a rotina de largar atrás de seu companheiro de equipe, e Rubens Barrichello parte da 13.ª posição. Ambos já venceram em Valência: Massa em 2008 e Rubens em 2009. No ano passado, ganhou Vettel.

O GP da Europa terá 57 voltas e largada hoje às 9h de Brasília. A meteorologia indica que o domingo será de sol e calor no sul da Espanha.

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