O fim de semana do GP da Espanha, a quinta etapa da temporada 2016 da Fórmula 1, começou com a Ferrari na frente. Nesta sexta-feira, o alemão Sebastian Vettel liderou o primeiro treino livre no Circuito da Catalunha, numa rara atividade em que os pilotos da equipe italiana conseguiram se sobrepor ao notável domínio da Mercedes, iniciado em 2014.

continua após a publicidade

Na sessão inicial em Barcelona, porém, quem se deu melhor foi Vettel, que venceu o GP da Espanha em 2011, quando estava na Red Bull. Nesta sexta-feira, o alemão da Ferrari registrou a melhor volta da atividade utilizando os pneus macios, fazendo a marca de 1min23s951.

Vettel, aliás, foi o único piloto a registrar uma volta em menos de 1min24 no primeiro treino livre do GP da Espanha. E ele foi seguido pelo seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen, que também aproveitou os compostos macios para fazer o tempo de 1min24s089.

Os carros da Ferrari foram seguidos pelos pilotos da Mercedes, ambos usando os pneus médios. Quem se deu melhor na disputa interna foi o alemão Nico Rosberg. Líder disparado do campeonato, pois venceu as quatro provas já realizadas em 2016, ele também venceu a última edição do GP da Espanha, no ano passado, e encerrou o primeiro treino livre em terceiro lugar, com 1min24s454.

continua após a publicidade

Já Lewis Hamilton foi o quarto colocado, com 1min24s611. Vivendo um início de campeonato difícil, o inglês já está a 43 pontos de distância de Rosberg no Mundial de Pilotos e busca uma reação no GP da Espanha, que venceu em 2014, para não se afastar ainda mais do rival, mas voltou a ficar atrás do alemão no primeiro treino livre do GP da Espanha.

O holandês Max Verstappen, fazendo a sua estreia na Red Bull, conseguiu um bom sexto lugar na atividade inicial em Barcelona, logo atrás do australiano Daniel Ricciardo, seu companheiro de equipe. Já o russo Daniil Kvyat, “rebaixado” para a Toro Rosso, foi apenas o 12º colocado, quatro posições atrás do espanhol Carlos Sainz Jr., agora o seu companheiro de equipe, que ficou entre os dois carros da Williams.

continua após a publicidade

O finlandês Valtteri Bottas, terminou a atividade logo à frente de Sainz, na sétima colocação, enquanto o brasileiro Felipe Massa veio atrás, na nona colocação, com a marca de 1min26s186. Ele chegou a rodar com a sua Williams na curva 5 do Circuito da Catalunha, o que provocou uma bandeira amarela, mas depois retomou a sua participação no treino livre.

A relação dos dez primeiros colocados da atividade inicial em Barcelona foi completada pelo espanhol Fernando Alonso, da McLaren, que venceu a prova em casa nas temporada 2006 e 2013. O seu companheiro de equipe, o inglês Jenson Button, teve problemas durante o treino livre e garantiu apenas a 19ª posição.

Já o brasileiro Felipe Nasr ficou na 15ª colocação, com o tempo de 1min27s253, três posições à frente do seu companheiro de equipe na Sauber, o sueco Marcus Ericssson.

Os pilotos voltam a acelerar no Circuito da Catalunha às 9 horas (de Brasília), quando será realizado o segundo treino livre para o GP da Espanha. O horário é o mesmo da sessão de classificação neste sábado e da largada da prova em Barcelona no próximo domingo.