Sebastian Vettel fechou com chave de ouro uma temporada praticamente perfeita na Fórmula 1. Campeão antecipado, o piloto alemão da Red Bull ganhou o GP do Brasil, neste domingo, no circuito de Interlagos, em São Paulo, e encerrou o campeonato com nove vitórias seguidas, um novo recorde para sua brilhante e precoce carreira. O brasileiro Felipe Massa, em sua despedida na Ferrari, sofreu uma punição durante a prova e terminou em sétimo lugar.

continua após a publicidade

Com o resultado em Interlagos, Vettel atingiu a maior sequência de vitórias na história da Fórmula 1, chegando ao mesmo número de nove que o italiano Alberto Ascari conseguiu entre 1952 e 1953. Além disso, ganhou 13 das 19 etapas de 2013, igualando o recorde do também alemão Michael Schumacher, de 2004, como o maior vencedor numa única temporada da categoria.

O título do campeonato, seu quarto consecutivo, já tinha sido assegurado no GP da Índia, no dia 27 de outubro. Mesmo assim, Vettel manteve o ritmo nas três etapas restantes, ganhando todas. No final, o piloto alemão de apenas 26 anos terminou a temporada com 397 pontos, com enorme vantagem sobre o segundo colocado, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que fez 242.

Alonso conseguiu o terceiro lugar em Interlagos, mas já tinha assegurado o vice-campeonato na etapa anterior, nos EUA. A segunda posição do GP do Brasil foi do australiano Mark Webber, garantindo mais uma dobradinha da equipe Red Bull em sua despedida da Fórmula 1 – aos 37 anos, ele deixa a categoria depois de 12 temporadas e vai para o Mundial de Endurance.

continua após a publicidade

O dia também foi de despedida para Massa, que está deixando a Ferrari após oito temporadas – vai para a Williams em 2014. Diante da torcida brasileira, ele teve um bom começo de prova e lutava pelo pódio, mas recebeu uma punição de “drive trough” quando estava em quarto lugar, por ter passado fora do limite permitido na entrada dos boxes – após cumprir na 35ª volta, voltou na oitava colocação, prejudicando seu resultado final: sétima posição.

A CORRIDA – O domingo começou sem chuva em Interlagos, ao contrário do que estava previsto e do que tinha acontecido desde o começo dos treinos na sexta-feira, todos disputados com pista molhada. Assim, as equipes correram para ajustar o acerto dos carros. Nas últimas voltas da prova, chegou a chover fraco em pontos do circuito, mas não interferiu muito na disputa.

continua após a publicidade

Saindo na pole position, Vettel levou um susto ao ser ultrapassado na largada pelo alemão Nico Rosberg, da Mercedes. Mas recuperou a ponta ao final da primeira volta. Depois disso, passou a abrir vantagem na liderança, sem sofrer ameaça dos demais pilotos. O único risco que correu foi a ameaça de chuva durante toda a corrida, que poderia atrapalhar sua performance.

Também na largada, Massa ganhou três posições e assumiu o sexto lugar, enquanto o inglês Lewis Hamilton pulou para terceiro. Alonso, no entanto, recuperou a terceira colocação ao final da primeira volta, ao ultrapassar o rival da Mercedes. Depois, o piloto espanhol da Ferrari também passou por Rosberg e alcançou o segundo posto, atrás apenas de Vettel.

Alonso, no entanto, não aguentou muito entre os dois carros da Red Bull. Ele foi ultrapassado por Webber na 13ª volta e não conseguiu impedir uma nova dobradinha da campeã do Mundial de Construtores. A emoção do começo não foi a mesma até o final, apesar da frustração da torcida brasileira com a punição de Massa. Nem mesmo a chuva fraca trouxe mudanças significativas na classificação do GP do Brasil, que terminou mesmo com vitória de Vettel.

Agora, a Fórmula 1 volta apenas no dia 16 de março de 2014, quando começa a próxima temporada, com a disputa do GP da Austrália, em Melbourne. Apesar das grandes mudanças previstas no regulamento da categoria, a pergunta até lá será a mesma que vem sendo feita nos últimos tempos: alguém será capaz de acabar com esse incrível domínio de Vettel nas pistas?

Confira a classificação final do GP do Brasil:

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 1h32min36s300

2) Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 10s452

3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 18s913

4) Jenson Button (ING/McLaren) – a 37s360

5) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 39s048

6) Sergio Pérez (MEX/McLaren) – a 44s051

7) Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 49s110

8) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 1min04s252

9) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 1min12s903

10) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – a 1 volta

11) Paul di Resta (ESC/Force India) – a 1 volta

12) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – a 1 volta

13) Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 1 volta

14) Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) – a 1 volta

15) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) – a 1 volta

16) Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 1 volta

17) Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 2 voltas

18) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – a 2 voltas

19) Max Chilton (ING/Marussia) – a 2 voltas

Não completaram a corrida

Romain Grosjean (FRA/Lotus)

Valtteri Bottas (FIN/Williams)

Charles Pic (FRA/Caterham)