Veto a atletismo da Rússia abre espaço para rivais brasileiros no Rio-2016

A decisão de deixar o atletismo russo fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro vai abrir espaço para atletas de outros países subirem ao pódio. As brasileiras Fabiana Murer, do salto com vara, e Erica Sena, da marcha atlética, podem fazer parte desse grupo.

Bicampeã olímpica – Atenas-2004 e Pequim-2008 – e recordista mundial (5,06 m), Yelena Isinbayeva sempre esteve no caminho de Fabiana. Em 2013, a russa conquistou o tricampeonato mundial ao saltar 4,89 metros. Tal marca nunca foi atingida pela brasileira, que registrou 4,85m em sua melhor performance.

Na marcha atlética, Erica tem o 4º melhor resultado do ano na prova dos 20 km, mas o cenário seria diferente se algumas rivais não estivessem suspensas. As russas Olga Kaniskina e Ekaterina Medvedeva, por exemplo, registraram bons tempos e estariam à frente da brasileira. Salto em distância, salto em altura e revezamento 4x400m estão entre os destaques.

Superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileia de Atletismo (CBAt), Antonio Carlos Gomes, pondera em entrevista à reportagem que não é apenas o Brasil que pode se beneficiar da punição. “Os russos estão sempre presentes entre os finalistas e alguém vai ganhar com a não vinda deles. A gente pode ter uma melhor classificação, mas não podemos raciocinar só para nós. Facilita para todos que estão atrás deles. Fica uma briga entre outros países.”

O dirigente, que morou na Rússia de 1985 a 1997, acredita que a Olimpíada do Rio terá uma queda na qualidade com a ausência do atletismo russo. “Para um evento da envergadura dos Jogos Olímpicos é ruim porque perde espetáculo e perde competitividade.” Ele também lamenta que os russos que não estão envolvidos nos casos de doping vão pagar pelos erros de outros atletas.

Por outro lado, Antonio Carlos diz que é preciso “aplaudir esse tipo de atitude”, que ajuda a garantir um esporte limpo. “As instituições que tiraram eles por furarem esse conceito ético estão de parabéns.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo