Aconteceu ontem, no ginásio do Sesc, em Caiobá, no Litoral paranense, a cerimônia de abertura do XV Torneio Freitas Netto de Basquete Master, uma promoção da Associação Paranaense de Veteranos do Basquete (APVB), em parceria com a Federação Paranaense da modalidade e apoios do Sesc Paraná e Clinihauer.
Depois dos tradicionais desfiles das delegações, execução do Hino Nacional e juramento do atleta, uma atração extra abriu a competição, com uma disputa feminina veterana. Destaque para Dalila Mello, integrante da equipe campeã mundial de basquete na Austrália em 1994.
A fase competitiva do torneio, no entanto, se inicia a partir das 12h de hoje. Dividido em quatro categorias – pré-veteranos (25 a 34), veteranos (34 a 49), master (50 a 59) e hipermaster (acima de 60) – o torneio conta com a participação de atletas representando quatro estados (PR, SC, SP e RJ) e sete cidades (Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Campinas, Santos, Blumenau e Rio de Janeiro).
O torneio segue até o domingo, dia 16, e tem em sua programação o lançamento do livro História do Basquetebol Veterano no PR, do professor Heriberto Ivan, sábado, às 19h.
Inscrições
Duas categorias ainda podem fazer suas inscrições. Os pré-veteranos e os masters ainda têm a oportunidade de participar. Nessas categorias as equipes serão divididas momentos antes dos jogos.
Mundial
José Candido Muricy, Narsen Castro, Washington Abreu e João Vilela, que até domingo vão defender suas equipes no Torneio Freitas Netto, a partir de segunda-feira se integrarão aos companheiros da seleção brasileira master (categoria 60 anos) que viaja rumo à Nova Zelândia, onde de 22 a 30 de janeiro participa do Mundial da categoria. "O Torneio Freitas Netto será preparatório para nossa participação no Mundial", conta José Cândido Muricy.