Mensagem da vereadora Julieta Reis festejando o sucesso do “Peladão/2009”. “Mobilizar é convocar vontades. Mobilizar é despertar a vontade, a paixão. A linguagem da mobilização deve ser clara objetivando sempre o bom entendimento e a compreensão do outro.
Essa definição da mestre em comunicação, Dione Oliveira Moura da UNB esclarece bem o sucesso das chamadas “promoções em massa” dos anos 70, criada por Nelson Domingos Comel, os campeonatos de futebol de pelada.
Eles resistem com muito sucesso e competência, reunindo famílias e comunidades em um evento de competição sadia, no mais democrático sentido de mobilização social como teoria para a universalização da cidadania: a convocação de voluntários a um propósito, com interpretações e sentidos compartilhados.
Bernardo Toro, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Federacion Social, Colômbia e consultor da Unicef, Brasil, faz uma relação bem interessante sobre esse conceito, dizendo que toda sociedade sabe o que é uma mãe, mas não sabe maternar. Toda sociedade sabe o que é um pai, mas não sabe paternar.
Somente quando uma sociedade souber maternar, poderá descobrir a ternura. Somente quando a sociedade souber paternar, descobrirá o limite onde começa a identidade da natureza do outro. É a harmonia entre as pessoas que proporciona a paz social.
É isso que faz a diferença da harmonia de um campeonato de pelada, de futebol amador, onde é compartilhada a disputa sadia do troféu, visando um objetivo comum, a confraternização e a busca da superação através do esporte. Violência nos Estádios deve ser banida.
Por isso, Comel, parabéns e o nosso reconhecimento pelos 60 anos de esporte a serem comemorados em 2010. Pessoas como você, que trabalham toda a vida por uma causa, são imprescindíveis!”