Venus Williams teve um dia inesquecível neste sábado. Fez o milésimo jogo como profissional, superou Arantxa Rus por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, em Asheville, nos Estados Unidos, e colocou a equipe norte-americana em vantagem sobre a Holanda na Fed Cup.
E o sábado de Venus Williams, que chegou a vitória de número 776, foi ainda melhor porque os Estados Unidos fizeram 2 a 0 e se aproximaram da semifinal da Fed Cup. Na sequência, sua compatriota Coco Vandeweghe superou a holandesa Richel Hogenkamp por 2 sets a 1 – com parciais de 4/6, 7/6 (8/6) e 6/3. Com o resultado, a equipe precisa apenas de mais uma vitória nas três partidas restantes.
O domingo pode ter, ainda, além da classificação, o retorno de Serena Williams às quadras. A ex-número 1 do mundo está afastada do circuito profissional há quase um ano – seu último jogo oficial foi em 28 de janeiro de 2017 – e pode disputar a partida de duplas.
Em outro duelo iniciado neste sábado, a República Checa abriu vantagem de 2 a 0 sobre a Suíça e também se aproximou de uma vaga na semifinal. Em Praga, Petra Kvitova marcou o primeiro ponto após superar Viktorija Golubic por 2 sets a 1 – com parciais de 6/2, 1/6 e 6/3. E, na sequência, Barbora Strycova venceu Belinda Bencic por 6/2 e 6/4.
Os demais confrontos realizados neste sábado terminaram empatados por 1 a 1. A Bielo-Rússia chegou a abrir 1 a 0 sobre a Alemanha após Aryna Sabalenka derrotar Tatjana Maria de virada – com parciais de 4/6, 6/1 e 6/2. Mas, na sequência, Antonia Lottner igualou ao vencer Aliaksandra Sasnovich por 7/5 e 6/4.
Já a Bélgica ganhou o primeiro jogo da França com tranquilidade: Elise Mertens fez 6/2 e 6/1 sobre Pauline Parmentier. Em seguida, Kristina Mladenovic derrotou Kirsten Flipkens também por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, e garantiu o empate.