Depois de contar com a ajuda da irmã Serena, a americana Venus Williams fez sua parte nesta quinta-feira e conquistou a sua primeira vitória no Masters de Doha. Venus derrotou a russa Svetlana Kuznetsova por 2 sets a 1, parciais de 6/2, 6/7 (3/7) e 6/4, e segue com chances de chegar à semifinal da competição.
Atual número 7 do mundo, Venus reagiu no torneio após perder as duas primeiras partidas. Agora, ela precisa torcer para a adversária desta quinta vencer a russa Elena Dementieva, na sexta-feira, na última rodada da fase de grupos. Além disso, precisará fazer as contas para avaliar sua média de sets vencidos e sets perdidos, critério de desempate desta fase.
Para ter chances, Kuznetsova precisa vencer a compatriota e também recorrer às contas. Já Dementieva só precisa faturar mais um triunfo para garantir a vaga na próxima fase da competição que reúne as oito melhores tenistas da temporada.
Venus entrou em quadra nesta quinta pressionada pelos reveses anteriores, após receber uma ajuda da irmã – ela podia ter sido eliminada na partida preliminar, se Serena tivesse sido derrotada por Dementieva. Mas Venus tratou logo de entrar no jogo e ficar em vantagem. Impôs duas quebras à Kuznetsova e venceu o primeiro set por 6/2.
A russa reagiu na sequência e igualou o placar ao vencer o tie-break da segunda parcial. No terceiro e decisivo set, Venus voltou a dominar o jogo e quebrou o saque da russa por duas vezes, fechando o jogo após 2h28min de batalha.