A Venezuela venceu o Equador por 3 a 1, de virada, nesta quarta-feira, em Puerto La Cruz, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Com a vitória, a seleção da casa chegou aos 10 pontos, na oitava posição, enquanto os equatorianos mantêm os 12, na sexta colocação da tabela.
Depois da goleada sofrida para o Brasil no domingo, os venezuelanos apresentaram maior iniciativa logo no início de jogo com o apoio da torcida. Na tentativa de fazer pressão sobre o adversário, Rincón e Moreno ameaçaram o gol de Cevallos nos primeiros momentos da partida. Pouco intimidados com o jogo venezuelano, os equatorianos também foram ao ataque, com maior eficiência.
Na primeira oportunidade, Ayovi cobrou falta pela direita e Mina, livre de marcação, escorou de cabeça para o fundo das redes: 1 a 0. O gol abateu os donos da casa que, temendo o contra-ataque, foram mais cautelosos nas investidas ao ataque. Para o Equador, o gol deu maior motivação ameaçar o gol de Vega e equilibrar a posse de bola.
A vantagem dos equatorianos no placar, no entanto, não sobreviveu ao intervalo. Logo aos 3 minutos da segunda etapa, Rincón cobrou lateral para dentro da área, o zagueiro Castro falhou e Maldonado não perdoou, igualando o marcador.
O ritmo mais forte dos venezuelanos fez efeito no Equador, que recuou. Com bolas recorrentes na área, os donos da casa não demoraram a passar à frente no placar. Aos 11, após cobrança de escanteio, Moreno tentou duas vezes e, depois da defesa do goleiro Cevallos, não desperdiçou o rebote. Foi o gol da virada.
Dez minutos depois, foi a vez de Arango aproveitar nova falha da zaga equatoriana. O experiente atacante recebeu bom passe pela direita e, sem marcação, pôde escolher o canto para marcar o terceiro da Venezuela e definir o jogo.
Na próxima rodada, disputada em março de 2009, a Venezuela vai enfrentar a Argentina, fora de casa, enquanto o Equador receberá o Brasil.
Ficha técnica:
Venezuela 3 x 1 Equador
Venezuela – Vega; Fuenmayor, Rey, Lucena, Gonzalez (Rojas); Rincón, Maldonado (Arismendi), Cichero (Boada), Moreno; Rosales e Arango. Técnico: César Farías.
Equador – Cevallos; De Jesus, Hurtado (Castro), Espinoza, Mina; Urrutia, Guerron (Borja), Mendez, Caicedo; Ayovi (Bolaños) e Cortez. Técnico: Sixto Vizuete.
Gols – Mina, aos 10 minutos do primeiro tempo. Maldonado, aos 3, Moreno, aos 11, e Arango, aos 21 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Cichero (Venezuela); Cevallos (Equador).
Árbitro – Enrique Osses (CHI).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio General José Antonio Anzoátegui, em Puerto La Cruz (CHI).