Após ter se tornado o primeiro piloto a vencer duas corridas ao chegar em primeiro lugar no Grande Prêmio da Europa, há duas semanas, o piloto espanhol Fernando Alonso (Ferrari) defenderá neste fim de semana liderança do Mundial de Fórmula 1 no GP da Grã-Bretanha.
Alonso subiu ao lugar mais alto do pódio na corrida no circuito de Silverstone no ano passado, naquela que foi a única vitória da Ferrari em toda a temporada. Agora, ele tentará manter ou ampliar a vantagem de 20 (111 a 91) pontos que tem para o segundo colocado do campeonato, o australiano Mark Webber (Red Bull).
O bicampeão mundial chega a Silverstone com moral elevado pela corrida que fez no GP da Europa. Apoiado pela torcida em Valencia, o espanhol saiu da 11ª posição na largada para a primeira ao final da prova.
Desta vez, contudo, quem terá o apoio da torcida será o inglês Lewis Hamilton, terceiro colocado do Mundial, com 88 pontos. O piloto da McLaren não sabe o que é vencer “em casa” desde a temporada 2008.
Além do pequeno jejum, Hamilton tem como objetivo esquecer a última corrida, em que teve de abandonar a prova após uma batida com o venezuelano Pastor Maldonado (Williams).
Uma das principais dúvidas da corrida é o desempenho da Red Bull, que teve a pole position na última corrida com Sebastian Vettel. O alemão vinha dominando a prova até que seu carro teve problemas a partir de uma entrada do safety car. Webber, por sua vez, fez excelente prova e chegou em quarto lugar após largar na 19ª posição.
Quem precisa de um bom resultado com urgência é o brasileiro Felipe Massa que terminou o último GP apenas na 16ª posição, depois de ficar de fora do Q3 no treino oficial.
Massa vê cada vez mais ameaçada sua vaga de piloto da Ferrari por conta dos resultados ruins. O piloto marcou apenas 11 pontos na temporada, ficando atrás inclusive do outro brasileiro do grid, Bruno Senna, da Williams.
Bruno Senna tem 16 pontos no ano e quer obter um bom resultado para se aproximar de seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado, que marcou 29 e já venceu uma corrida em 2012, na Espanha.
Segundo a meteorologia, podem ocorrer fortes chuvas no fim de semana, e isso preocupa as equipes, que devem usar pneus intermediários e de chuva por prevenção. O treino oficial do GP da Grã-Bretanha será disputado no sábado, e a corrida no domingo, em 52 voltas, nos 5.891 metros do circuito de Silverstone.