Depois de conquistar o tricampeonato da Corrida Internacional de São Silvestre, ao vencer a prova de sexta-feira, em São Paulo, Marilson Gomes dos Santos já faz planos para 2011.
Maior fundista brasileiro na atualidade, ele contou neste sábado que espera conseguir neste ano o índice olímpico da maratona para garantir sua vaga na Olimpíada de Londres, em 2012.
Mas, antes de se preparar para os próximos desafios, Marilson tratou de comemorar o seu terceiro título da São Silvestre – os outros foram em 2003 e 2005.
“Me tornei o primeiro brasileiro a vencer três vezes, superando o José João, que tinha duas vitórias e foi um grande corredor dessa prova. Estou muito contente com isso e acho que ele também”, disse o campeão.
Marilson estava há quatro anos sem competir na São Silvestre. “Não me lembrava que era tão dura a subida da Brigadeiro”, contou o fundista de 33 anos, que soube suportar a pressão do favoritismo e levou o título da prova. “Esse ano, depois de ficar afastado quatro anos, eu era favorito. Era grande a pressão. Não é qualquer atleta que consegue superar a pressão.”
O título de sexta-feira foi dedicado ao filho Miguel, previsto para nascer em fevereiro. “É um momento ímpar na vida, a chegada do nosso primeiro filho. Somos marinheiros de primeira viagem e acho que vamos aproveitar o descanso da São Silvestre para fazer curso de gestante”, revelou Marilson, que é casado com a também atleta Juliana dos Santos.
Sobre o futuro, Marilson deve voltar a competir apenas na Maratona de Londres, em abril. E espera bater seu recorde pessoal, de 2h08min46, para já assegurar sua vaga na Olimpíada de Londres.
“Quero melhorar minha marca em maratonas no primeiro semestre”, avisou o atleta, que pretende disputar a prova dos 10 mil metros nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.