Átila Alberti
Paraná: base que fez ótima campanha na edição anterior.

A 5.ª Copa Brasil de Futebol Sub-15 será disputada no norte do Estado de 21 a 29 de julho próximo, movimentando Londrina e cidades da região. A competição promovida pela Fundação de Esportes de Londrina, em parceria com a Origem – Instituto Internacional de Comunicação e Cultura, contará com a presença de vinte equipes do Brasil, Venezuela, Estados Unidos e Japão.

continua após a publicidade

Quatro grupos

Na primeira fase, as vinte associações ficarão divididas em quatro grupos de cinco equipes cada, que jogarão entre si nas sedes de Londrina, Nova Santa Bárbara, Santa Cecília do Pavão e Cambará, cidades parceiras na realização da ?Copinha?. As duas melhores equipes de cada grupo se classificam para a segunda fase, que será disputada em Londrina.

Sub-15

O evento, que vai movimentar 400 atletas nascidos entre 91/92 (14/15 anos), tem o apoio de diversas entidades, Universidade Estadual de Londrina, Federação Paranaense de Futebol e será supervisionada pela CBF -Confederação Brasileira de Futebol, que deverá enviar o técnico Edgar Pereira, paranaense radicado no Rio de Janeiro (Fluminense) que dirige a seleção nesta categoria, para acompanhar os jogos.

Convocações

Em 2005, dezessete atletas que participaram da competição foram convocados pelo então treinador Nelson Rodrigues para disputar uma competição na Rússia, de onde o Brasil voltou com o título.

Oito paranaenses

continua após a publicidade

O Paraná é o Estado com mais representantes. Além do trio de ferro da capital, Atlético, Paraná Clube e Coritiba, representando o sul, estão PSTC, Londrina, Portuguesa Londrinense, União Cascavel e Matsubara, completando a listas dos paranaenses.

Atrações

As novidades este ano entre as equipes participantes ficam por conta da seleção da Venezuela, da equipe do Galaxy Major League, dos Estados Unidos e do EC Bahia, que participam pela primeira vez da competição. Outra atração internacional é o FC Verdy Tokyo, do Japão, em sua terceira participação.

Campeões

continua após a publicidade

Grêmio-RS em 2002, Internacional-RS em 2003 e 2005 e Atlético-PR em 2004 foram os ganhadores das edições anteriores. A tabela será divulgada na próxima semana.

Os 20 participantes

América-MG

Atlético-MG

Atlético-PR

Flamengo-RJ

Coritiba-PR

Cruzeiro-MG

Bahia-BA

Figueirense-SC

Galaxy Major League Soccer-EUA

Grêmio-RS

Juventude-RS

Londrina-PR

Paraná Clube-PR

Portuguesa-PR

PSTC-PR

Internacional-RS

Matsubara-PR

Seleção da Venezuela-VEN

Cascavel-PR

Verdy Tokyo-JAP.

Domingo sem futebol feminino

Hoje não tem rodada do Campeonato Paranaense Feminino, cujos números com resultados de todos os jogos, classificação geral da 1.ª fase, bem como os quatro clubes que seguem em frente, pode ser verificado no quadro ao lado.

Segundo o diretor Tide Wuicik, do Departamento de Futebol Feminino da FPF, a próxima fase deverá acontecer a partir do próximo domingo, com os jogos ?mata-mata?, de ida, entre os quatro primeiros, sendo que o 1.º colocado (São José, de São José dos Pinhais) enfrenta o 4.º (Jaborá, de São José dos Pinhais) e o 2.º (Vila Hauer) decide com o 3.º (Novo Mundo).

Serão quatro jogos de ?tirar o fôlego? da mulherada e simpatizantes. São José e Vila Hauer, pela melhor colocação nesta fase, fazem o jogo da volta, em ?casa?. No caso do ?mata-mata? entre 1.º e 4.º colocados, quem ganha é a cidade de São José dos Pinhais, que vai ter, de qualquer maneira, uma equipe na final.