Construído há apenas cinco anos, o Velódromo do Rio de Janeiro será demolido. Segundo informações da TV Globo, o Comitê Organizador da Olimpíada de 2016 acredita que o local não está nos padrões olímpicos e oferece risco aos atletas.
Criado em 2007 para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Velódromo, que custou R$ 14 milhões, possui duas pilastras centrais que não podem existir em uma Olimpíada por impedirem a visão total da pista pelos árbitros, que não poderiam homologar possíveis recordes. Além disso, a capacidade atual do Velódromo – 1500 lugares -não atende às exigências olímpicas, que determinam que haja capacidade para no mínimo 5000 pessoas. Somado a isso, a curvatura e inclinação da pista, além do número de boxes e vestiários não estão de acordo com os padrões do maior evento esportivo do mundo.
Com tantas “irregularidades”, Ministério do Esporte e Prefeitura do Rio de Janeiro divergem quanto a assumir de quem foi a responsabilidade pela construção do Velódromo, que, segundo o Comitê Organizador, atendia perfeitamente às exigência do Pan, mas terá que ser desmontado e transferido para outro local para os Jogos Olímpicos.