As bicicletas tomam o lugar dos carros, hoje, no Autódromo de Interlagos. O circuito recebe a 4.ª Copa América de Ciclismo e o prólogo da Volta Internacional de São Paulo, disputas que reunirão, até o próximo domingo, os melhores ciclistas brasileiros, além de competidores da Argentina, Uruguai e Estados Unidos, totalizando cerca de 1.500 atletas. Para os competidores do País, a maior motivação é a luta por uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2004, já que a Volta Internacional, formada por nove etapas pelo interior do Estado, contará pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), e pontuando neste ranking, tanto o atleta quanto o País podem conquistar vagas em Atenas.

Hoje, a Copa América terá as disputas das categorias elite feminina, às 8h, e masculina, às 9h. Entre as mulheres, a goiana Clemilda Fernandes, vice-campeã em 2003 e bicampeã da Volta da República, pode ser considerada a principal candidata ao título. Dois brasileiros estão entre os destaques da prova masculina: André Grizante, vencedor da primeira edição, e Renato Rohsler, ganhador de 2002. Porém, o maior favorito é o uruguaio Milton Wynants, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo/2003, e prata nas Olimpíadas de Sydney/2000.

Após a Copa América, começam as emoções da Volta Internacional de São Paulo, competição que terá um total de 1.140,95 km, dos quais 974 serão de competição. Serão nove etapas, disputadas de hoje até o dia 18, percorrendo algumas das cidades mais importantes do estado, como Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos e Bauru.

Hoje, após a disputa em Interlagos, os ciclistas partem para São José dos Campos, às 15h. De lá, seguem amanhã para Atibaia. Na terça-feira, partem para São Carlos, depois Bauru, na quarta-feira, e Ribeirão Preto, na quinta. No local, disputam uma prova contra-relógio, sexta-feira, e no dia seguinte seguem para Campinas. De Campinas os ciclistas rumam para São Paulo, terminando o percurso na Cidade Universitária, no domingo.

A prova distribuirá 180 pontos, 25 para o campeão para o ranking da UCI e um total de R$ 47.135,00 em prêmios. O Brasil ocupa o 36.º lugar no ranking, com 351 pontos, e tem apenas o catarinense Murilo Fischer garantido em Atenas. Para assegurar mais duas vagas, os ciclistas brasileiros precisam ficar entre os 30 primeiros colocados no ranking mundial, até o dia 30 de abril.

?A temporada será muito disputada e começa com competições de alto nível?, disse Thadeus Kassabian, da Yescom.

Títulos de categorias definidos

A Copa América de Ciclismo definiu ontem seus primeiros campeões. Cerca de 300 ciclistas disputaram as categorias Kids II, Kids I, Juvenil, Master e Free-Power MTB, abrindo oficialmente a programação da disputa. A primeira disputa reuniu ciclistas da Kids II, de 5 a 8 anos, que cumpriram um percurso de três quilômetros. A vitória foi de Thiago da Silva. A Kids I, de 9 a 12 anos, teve dez atletas inscritos e apontou como vencedor André Luís Coelho.

Na categoria Juvenil, para atletas de 13 a 15 anos, houve disputas no masculino e feminino. Henrique Avancini e Camila Ferreira foram os melhores. A categoria Masters, acima de 40 anos, fechou a série de provas clássicas. O título ficou com Douglas Garcez Nunes.

Já a Free-Power Mountain Bike reuniu 60 atletas, que completaram três voltas na pista. Edson de Oliveira foi o mais rápido.

continua após a publicidade

continua após a publicidade