Neste final de semana, o Autódromo Afonso Pena, em São José dos Pinhais, estará sediando a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra, que teve início emocionante no último dia 19. Organizado pela AGV Promotora de Eventos, a etapa apresentará disputas nas categorias Fusca Velocidade, Novatos, Turismo, Marcas, Hot Dodge e Stock Car.
Como em anos anteriores, o certame está prometendo muito para esta temporada, pois apesar de na etapa de abertura o número de pilotos ter sido pequeno, aquém do esperado, a promessa é que muitos nomes voltem à pista. Certamente, a grande pedida do regulamento desportivo foi a mudança na categoria Turismo e Marcas, que agora passam, juntamente com a Novatos, a ser disputadas em bateria única, o que exige muito mais dos pilotos. "Estamos otimistas para esta etapa, pois muitos pilotos que não participaram da prova de abertura já confirmaram suas participações na prova. Alguns deles, inclusive, justificaram suas ausências alegando que os seus carros não haviam ficado prontos a tempo para a etapa", anunciou Gastão Vosgerau, organizador do campeonato.
A Fusca Velocidade deverá contar com um grande grid, já que ainda há muito tempo para combater o vencedor da primeira etapa, Milton Batista, que venceu as duas baterias. Os principais rivais do líder são Rogério Melani e Cláudio Harmuch, Sérgio Chulik e Eduardo Pletrovski, entre outros.
Na Novatos não existem favoritos à vitória, já que na etpa anterior, vencida por Stive Tokarski, o nível entre os concorrentes se apresentou totalmente equilibrado. Apesar disso, pode-se colocar como aspirantes ao pódio, além de Stive, Rafael Wollinger, Paulinho Camargo, Carlos Kavilhuka, Norival Kavilhuka e muitos outros.
Na Turismo, Luís Ricardo Kavilhuka venceu a primeira etapa, mas certamente ele encontrará muitas dificuldades para repetir a dose neste domingo, já que Ivan Lúcio dos Santos, Gedson Gonçalves e Cláudio Tuchoiski também aparecem como prováveis candidatos a ocupar o alto do pódio.
A Marcas deverá ser outra categoria das mais disputadas do dia, pois a indefinição quanto a quem venceria a etapa inicial chamou toda a atenção do público. José Bornemann venceu aquela prova, mas certamente Raul Andretta, Juca Lisboa, Chris Bornemann e Betão Brietzig não permitirão que ele repita a dose e abra vantagem na pontuação do campeonato.
A Hot Dodge continua sendo a que mais chama a atenção do público. O incomparável barulho dos motores V8 continua empolgando a todos no autódromo. A competitividade também marcará a Stock Car, que recebeu novos e promissores nomes em sua lista. Um exemplo disso é Rogério Melani, campeão da Fusca Velocidade em 2005, que estreou com vitória na categoria e pretende repetir o feito neste domingo. Porém, ele terá de se defrontar contra outras grandes feras, como o campeão de 2005 que retorna nesta etapa, Paulo Nicollini, Andrey Bonatto, Osvaldo Padilha, Tancredo Faria, Carlos Roberto Lopes, Richardson Moreira e Márcio Chimentão, que voltou às pistas nesta temporada.
O Autódromo Afonso Pena localiza-se praticamente às margens do km 19,5 da Rodovia Curitiba – Joinville, na Planta São Marcos, em São José dos Pinhais. Os ingressos custam R$ 7,00 e crianças de até 8 anos não pagam entrada. Os treinos classificatórios serão no sábado e as provas acontecem a partir das 9h30 de domingo. Informações complementares pelo telefone 33833-5868 ou pelo site www.velocidadenaterra.com.br.