Depois de quase três anos, Atlético e Coritiba voltam a se enfrentar pelo Brasileirão. Os maiores rivais do futebol paranaense medem forças num duelo que tornou-se equilibrado na última década.
Até o século passado, o Atletiba era amplamente dominado pelos alviverdes. Quando venceu o rival por 3 a 1 em plena Arena (gols de Alexandre, Reginaldo Araújo e Daniel, contra um de Lobatón), em agosto de 2000, o Coxa somou sua 8.ª vitória no clássico em Brasileiros, contra apenas duas do Rubro-Negro.
Virada
Depois de ser campeão brasileiro, o Furacão começou a virar o jogo. De 2001 para cá, houve oito Atletibas pelo nacional e o Coxa venceu só um, em 2003, por 2 a 0 (gols de Marcel e Nivaldo). Nesse período, o Furacão ganhou cinco e houve dois empates.
Nos últimos três clássicos, só deu Furacão. Em 2005, quando o Coxa caiu para a Série B, o Atlético venceu por 1 a 0 na Arena (gol de Evandro) e por 2 a 1 no Couto Pereira (gols de Lima e Paulo André, contra um de Marcelo Peabiru). Novo triunfo rubro-negro pode igualar os números do duelo, pela primeira vez desde 1974.