A Portuguesa saiu em vantagem, mas permitiu a virada do Vasco e acabou derrotada, por 3 a 1, em jogo realizado no Estádio do Canindé, na tarde deste sábado, pela 18.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O time paulista abriu o placar com Dinei, no começo do primeiro tempo, mas o Vasco virou na etapa final com Gian, Adriano e Elton, de pênalti, levando os três pontos para o Rio de Janeiro.
A derrota marcou a estreia do técnico René Simões, que assumiu o lugar de Paulo Bonamigo. Com quatro derrotas consecutivas, a Lusa caiu apara a sétima colocação, com 27 pontos, ficando a três do Ceará, primeiro no G-4, grupo de acesso. “Nosso elenco é de primeira qualidade. O que falta é confiança”, atestou o treinador depois do jogo, apostando numa recuperação do time no returno.
Por outro lado, o Vasco chegou aos 36 pontos, assim como o Atlético-GO, mas leva desvantagem em número de vitórias (11 a 10) e, com isso, é o vice-líder.
O primeiro tempo teve emoções no começo, quando Dinei fez o primeiro gol da Portuguesa, logo aos 4 minutos. Após receber de Preto, ele virou rápido e chutar rasteiro. O goleiro Fernando Prass impediu duas vezes que o time paulista ampliasse. Além disso, Dinei cabeceou uma bola no travessão nos últimos minutos. O goleiro Fábio também salvou a Lusa por duas vezes.
O segundo tempo teve amplo domínio vascaíno, que marcou três gols. O empate aconteceu aos 12 minutos com o zagueiro Gian. Ele escorou de cabeça após cobrança de falta feita por Carlos Alberto. O segundo gol foi de Adriano, aos 37 minutos. O atacante tocou para o gol vazio após jogada de Alex Teixeira, que cruzou pelo lado direito. O terceiro foi de Elton, em cobrança de pênalti, aos 49 minutos.
Pela 19.ª rodada, a última do primeiro turno, a Portuguesa encara o lanterna Campinense, na próxima terça-feira, às 21 horas, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Por outro lado, o Vasco recebe o Ipatinga, sexta-feira, às 21 horas, no Estádio do
Maracanã, no Rio.
FICHA TÉCNICA:
Portuguesa 1 x 3 Vasco
Portuguesa – Fábio; Fernandinho (Simão), Bruno Rodrigo, Thiago Gomes e Anderson Paim; Ygor, Acleisson, Preto e Fellype Gabriel (Héverton); Dinei (Kempes) e Edno. Técnico – René Simões.
Vasco – Fernando Prass; Mateus (Amaral), Vilson, Gian e Ernani; Nilton (Adriano), Souza, Carlos Alberto (Rafael Morisco) e Enrico; Alex Teixeira e Elton. Técnico – Dorival Júnior.
Gols – Dinei, aos quatro minutos do primeiro tempo; Gian, aos 12, Adriano, aos 37, e Elton (pênalti), aos 49 minutos do segundo tempo.
Árbitro – André Luiz de Freitas Castro (GO).
Cartões amarelos – Bruno Rodrigo, Acleissom, Edno, Héverton, Mateus e Souza.
Cartões vermelhos – Ygor, Thiago Gomes, Preto e Ernani.
Renda – R$ 159.615,00.
Público – 9.462 pagantes.
Local – Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).