Em 2011 foram quatro derrotas seguidas para começar a temporada. Em 2012, o Vasco manteve nesta quarta-feira a campanha perfeita no Campeonato Carioca, com seis vitórias em seis jogos. A vítima da vez foi o Volta Redonda, por 3 a 0, em São Januário, resultado que interessava ao rival Fluminense, que jogaria mais tarde.
Mais uma vez o destaque da noite foi Alecsandro, que marcou dois gols e deu assistência para outro. O camisa 9 parece motivado com a sombra do equatoriano Carlos Tenório e já soma oito tentos em sete partidas no ano. O resultado garantiu a primeira colocação do Grupo B aos vascaínos.
Mas foi o Volta Redonda, que buscava a classificação para as semifinais do turno, quem começou animado. Duas perigosas chegadas, uma delas foi um toque de letra de Robson, que acertou a trave. Mas Alecsandro pacificou as coisas aos 14 minutos. Fellipe Bastos cruzou e o atacante escorou. Três minutos depois, Alecsandro lançou William Barbio, que tocou na saída de Douglas. Aos 38, fatura liquidada. Pênalti de Robson em Thiago Feltri. Alecsandro converteu bem: 3 a 0.
“Encarei essa partida como final de Copa do Mundo. Tive a oportunidade e estou aproveitando”, vibrou Barbio, atacante vindo do Nova Iguaçu que realmente teve bom desempenho.
O ritmo caiu na segunda etapa, natural com o Vasco já classificado e vantagem elástica no placar. Diante da calma adversária, o time da Cidade do Aço se reanimou e buscou o gol de honra. Mas foi incapaz de criar uma chance nítida sequer e o jogo caminhou passivamente para o apito final.
FICHA TÉCNICA
VASCO 3 x 0 VOLTA REDONDA
VASCO – Fernando Prass; Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri (Max); Eduardo Costa, Fellipe Bastos, Juninho Pernambucano e Bernardo (Jonathan); William Barbio (Kim) e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges.
VOLTA REDONDA – Douglas; Marquinhos (Murilo), Naldo, Robson e Tiago Costa; Rodrigo Thiesen, Juninho (Roberto), Glauber e Jhonnattann; João Paulo (Rafael Granja) e Joabe. Técnico: Ricardo Drubscky.
GOLS – Alecsandro, aos 14 e aos 38 (pênalti), e William Barbio, aos 17 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Fellipe Bastos e Rodolfo (Vasco); Naldo, João Paulo e Roberto (Volta Redonda).
ÁRBITRO – Marcelo Venito Pacheco.
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).