Ao olhar o placar de Vasco 4, Boavista 0, em São Januário, o torcedor irá pensar que foi uma fácil partida para os donos da casa. Ledo engano. Não fosse um pênalti tolo de Hélton, convertido por Edmundo, e o goleiro Tiago, o resultado poderia ter sido completamente distinto. Com a vitória, o Vasco lidera o grupo B, com os mesmo três pontos de Botafogo, Madureira e Friburguense, mas com melhor saldo de gols.

continua após a publicidade

No futebol, como em quase tudo na vida, quantidade não significada qualidade. Em 30 minutos de partida, o Vasco finalizou uma única vez ao gol do Boavista, enquanto este já havia concluído oito vezes à meta de Tiago. O problema é que o único arremate vascaíno foi no pênalti convertido por Edmundo, ainda aos 10 minutos do primeiro tempo.

O time de Saquarema dominava as ações, mas esbarrava na boa presença de Tiago, que negou bons chutes de Bruno Moreno, Diogo e Rodrigo. Aos 32 minutos, Edmundo recebeu livre na área e carimbou o travessão, na segunda conclusão a gol do Vasco em todo a etapa.

No outro lado do campo, Tiago continuava a fazer seu nome, espalmando consecutivas finalizações do Boavista de longa distância. Uma das razões para do inesperado domínio praiano era apontado nos números: os vascaínos erraram 22 passes contra 9 do Boavista, em quase o mesmo tempo de posse de bola.

continua após a publicidade

"Temos muito a corrigir", admitiu o técnico vascaíno, Alfredo Sampaio, ao sair para o intervalo. Pois nada foi corrigido no vestiário. O Boavista continuava assumindo os riscos do jogo, pressionando o Vasco e aproveitando os erros de passe do adversário. Ainda assim, pela melhor categoria de alguns jogadores e pela ousadia do visitante, os vascaínos chegavam com perigo quando iam à frente, mas falhavam à frente de Erivelton.

A sorte sorriu ao Vasco aos 21 minutos. Jean, fazendo sua reestréia no time cruzmaltino. Fez boa jogada pela direita e cruzou; Flavinho tentou cortar e tocou para as redes. Com a boa vantagem, o Boavista desanimou e passou a dar ainda mais campo ao adversário. Alex Teixeira aproveitou e fez belo gol aos 26 minutos. Nos acréscimos, Jean ainda colocou a cereja em seu retorno, ao concluir de peito cruzamento de Wagner Diniz.

continua após a publicidade