Onze anos depois, Edmundo e Valdir voltam a formar a dupla titular no ataque do Vasco. Os dois foram campeões estaduais pelo clube em 1992. Hoje, contra o Paysandu, às 18h, em São Januário, eles têm a responsabilidade de marcar os gols que garantam a vitória do time. E é bom estarem com a pontaria em dia. Em caso de nova derrota, o ambiente em São Januário ficará insuportável e não será surpresa se o próprio Antônio Lopes pedir para sair. O Vasco ocupa o 18.º lugar, com 21 pontos.
“O Valdir continua sendo uma referência dentro da área. Acho que ele evoluiu na parte técnica, está tocando melhor a bola. O Vasco necessita de nossa presença na área, de nossos gols”, disse Edmundo.
Valdir foi efetivado pelo técnico Antônio Lopes após entrar no 2.º tempo e marcar um gol na derrota de 2 a 1 para o Inter. Ele ficou três meses afastado por causa de uma lesão na coluna.
“Embora tenham se passado dez anos e eu esteja com 31 anos e ele com 32, ainda temos muita coisa para jogar juntos”, afirma Valdir.
O atacante diz que o passar dos anos também trouxe coisas boas para a dupla: “hoje estamos mais fortes. Naquela época, éramos magros. Eu ganhei uns sete quilos, acho que ele também. Mas a amizade continua a mesma.”
Apesar da confiança numa vitória sobre o Paysandu, Edmundo admite que não está totalmente em forma. Ele ainda sente dores no joelho operado. Por isso, o atacante acredita que ainda não rendeu tudo o que pode desde que retornou ao Vasco. “Não posso treinar todo dia, pois o joelho fica inchado. Assim, não consigo entrar em forma”, explicou.
Quem volta ao time depois de cumprir suspensão é Marcelinho. Ele pediu menos promessas e mais atitude à equipe: “Não temos que falar mais nada. Temos é que dar um algo a mais. O Vasco precisa da gente, precisa de vitórias.”
Elogiado por Edmundo, que gostaria de vê-lo como titular, o apoiador Léo Lima sequer ficará no banco. Ele está sendo negociado para o CSKA, da Bulgária.
Ficha Técnica
Vasco: Fábio, Russo, Fabiano, Wellington Paulo e Edinho; Da Silva, Rodrigo Souto, Marcelinho e Danilo; Edmundo e Valdir.
Paysandu: Carlos Germano, Wellington, Jorginho, Paulo André e Luís Fernando; Sandro, Rogerinho, Jobson e Magnun; Róbson e Balão. Árbitro: Giuliano Bozzano.