O Vasco se recuperou da derrota na estreia da Taça Rio. Em jogo da segunda rodada, recebeu o Duque de Caxias na noite desta quarta-feira, em São Januário, e venceu por 4 a 2, graças principalmente à boa atuação no primeiro tempo. Destaque também para o gol do zagueiro Dedé, em bela cobrança de falta.
Com isso, o Vasco somou seus primeiros três pontos no Grupo A, enquanto o Duque de Caxias tem apenas um ponto no Grupo B. “Eu insisti em treinar e o Ricardo Gomes me apoiou. O pessoal que treina comigo me incentiva a continuar. Agradeço a todos. Tomara que seja o jogo da virada. O nosso campeonato começou agora”, comemorou Dedé, que fez seu gol em momento crucial, quando o adversário havia anotado o segundo gol e ameaçava empatar.
Tudo o que o Vasco queria era um gol cedo para adquirir tranquilidade e evitar pressão precipitada da torcida. E Felipe abriu o placar logo aos 9 minutos, após aproveitar espirrada da zaga adversária. Depois do gol, porém, o Duque de Caxias passou a pressionar, sem eficácia.
A única oportunidade do time da Baixada Fluminense foi um forte chute de Geovanne Maranhão aos 30 minutos, que o goleiro Fernando Prass espalmou. O lance despertou os vascaínos, que resolveram colocar a bola no chão e retomaram o controle do jogo.
Assim, o segundo gol veio aos 36 minutos. Bernardo cruzou da esquerda e Anderson Martins apareceu bem para desviar de cabeça. Aos 43, Eder Luís e Bernardo tabelaram e o jovem meia foi derrubado pelo goleiro do Duque de Caxias. Ele pediu ao veterano Felipe para cobrar e o fez com muita categoria: 3 a 0.
“Estou trabalhando com tranquilidade, com o apoio dos meus pais e minha esposa. Espero ter um grande ano”, disse Bernardo, após seu primeiro gol pelo clube.
Mas o garoto se sentiu mal no vestiário e foi substituído por Caíque. E foi aí que as coisas ameaçaram azedar para o Vasco. O time perdeu poderio ofensivo, o que foi agravado pelo gol sofrido logo aos cinco minutos. Somália escorou de cabeça a cobrança de falta e diminuiu para o Duque de Caxias. Dedé chegou a marcar, dois minutos depois, mas o lance foi acertadamente anulado por impedimento.
Aos 22 minutos, o zagueiro Anderson Martins recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, tornando a partida muito complicada para o Vasco, que ficou com um jogador a menos em campo. Animado, o Duque de Caxias foi para cima e encostou ainda mais. Ari tabelou com Gilcimar e fez um lindo gol aos 28. Mas, quando a partida parecia virar um drama, surgiu Dedé como herói vascaíno. Aos 33, o zagueiro cobrou falta com a categoria de um camisa 10 e abriu nova vantagem de dois gols, definindo a vitória.
FICHA TÉCNICA:
Vasco 4 x 2 Duque de Caxias
Vasco – Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Márcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe e Bernardo (Caíque); Eder Luis (Leandro) e Élton (Cesinha). Técnico – Ricardo Gomes.
Duque de Caxias – Fernando; Ari, Fábio Braz, Marlon e Hamilton; Antônio, Lenon (Felipe Lima), Juninho e Edson Di (Gilcimar); Somália e Geovane Maranhão (John). Técnico – Waldemar Lemos.
Gols – Felipe, aos 9, Anderson Martins, aos 36, e Bernardo, aos 44 do primeiro tempo; Somália, aos 5, Ari, aos 28, e Dedé, aos 33 do segundo tempo.
Árbitro – Eduardo Cordeiro Guimarães.
Cartão amarelo – Élton, Fagner, Anderson Martins, Felipe, Lenon, Fernando, Ari, Hamilton e Marlon.
Cartão vermelho – Anderson Martins.
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio de São Januário, no Rio.