O Vasco teve dupla queda no estádio Mangueirão, em Belém, nesta terça-feira, ao perder para o Paysandu por 3 a 1. Líder da Série B do Campeonato Brasileiro desde o início da competição, o time vascaíno emendou a segunda derrota consecutiva e foi ultrapassado pelo Atlético Goianiense, que assume a ponta da competição ao término desta 29.ª rodada.

continua após a publicidade

Estacionados nos 51 pontos, na vice-liderança, os vascaínos ficaram um ponto atrás do clube rubro-negro goiano, que mais cedo bateu de virada o CRB por 2 a 1, em Maceió. Apesar de ser o mandante na próxima rodada, o Vasco permanece na região Norte, pois neste sábado enfrenta o Londrina, na Arena Amazônia, em Manaus. Com 38 pontos, o Paysandu pulou para a 13ª posição e pega o Joinville, no interior catarinense.

continua após a publicidade

Sem o meia Nenê, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Vasco teve problemas para se organizar em campo e sofreu com vários passes errados no início da partida. Mas, mesmo sem fazer uma boa partida, foi o time carioca que abriu o marcador. Aos 14 minutos, Madson levantou na área e Éderson virou um bonito voleio indefensável para Emerson: 1 a 0.

continua após a publicidade

A vantagem no placar deu mais segurança aos vascaínos, que se fecharam na defesa para explorar o contra-ataque. Sem correr riscos, ainda conseguia ameaçar o adversário como aos 27 minutos, quando Thalles chutou forte e Emerson defendeu com dificuldades. O time mandante tinha dificuldades em superar a barreira adversária e frustrava a torcida que compareceu em bom número ao Mangueirão.

No segundo tempo, o Paysandu voltou com uma postura bem diferente e não demorou a empatar. Após chute de Tiago Luís em cobrança de falta, o goleiro uruguaio Martín Silva falhou e espalmou nos pés de Gilvan, que aproveitou a chance e fez 1 a 1. Um minuto depois, o Vasco quase voltou a marcar. Andrezinho levantou na área, Jomar cabeceou e a bola acertou o travessão.

O jogo ficou mais aberto, porém com domínio do Paysandu. As laterais do Vasco eram o caminho para os paraenses, que quase marcaram após passe de Leandro Cearense para Jobinho, que chegou atrasado e não completou. Aos 18 minutos, Leandro Cearense fez nova boa jogada. A diferença é que dessa vez o passe foi preciso para Bruno Veiga, na primeira vez que tocou na bola, cabecear e fazer 2 a 1.

Aos 27 minutos, um erro de arbitragem. Após cobrança de escanteio e desvio, Éderson completou de cabeça, mas o árbitro marcou impedimento que não existiu. Desorganizado, os cariocas insistiram no jogo aéreo, com vários cruzamentos sem sucesso. No desespero, o time sofreu o terceiro gol. Aos 42, João Lucas aproveitou contra-ataque e tentou o cruzamento, mas a bola desviou em Luan e enganou Martín Silva: 3 a 1. Foi o decreto final para a festa da torcida bicolor no Mangueirão.

FICHA TÉCNICA

PAYSANDU 3 x 1 VASCO

PAYSANDU – Emerson; Edson Ratinho, Gualberto, Gilvan e Lucas (João Lucas); Augusto Recife, Rodrigo Andrade (Domingues), Jhonnatan e Tiago Luís; Jobinho (Bruno Veiga) e Leandro Cearense. Técnico: Dado Cavalcanti.

VASCO – Martín Silva; Madson, Luan, Jomar e Julio Cesar; Diguinho (Leandrão), Andrezinho e Yago Pikachu (Evander); Júnior Dutra (Jorge Henrique), Thalles e Éderson. Técnico: Jorginho.

GOLS – Éderson, aos 14 minutos do primeiro tempo; Gilvan, aos 3, Bruno Veiga, aos 18, e João Lucas, aos 42 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Rodrigo Andrade, Gilvan e Augusto Recife (Paysandu); Julio Cesar, Diguinho, Yago Pikachu e Madson (Vasco).

ÁRBITRO – Francisco de Paula dos Santos Silva Neto (RS).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Mangueirão, em Belém (PA).