Vasco assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro ao golear o Grêmio por 4 a 0 neste sábado (9), em São Januário, num jogo marcado pelo futebol vistoso de Romário. Ele fez dois gols, chegou aos 1002 na carreira, deu passes e dribles com categoria e entusiasmou os 15 mil torcedores que pagaram ingresso. No intervalo, o artilheiro disse que pode render ainda mais. "Eu preciso jogar um pouco para entrar em forma.
Com 11 pontos, o Vasco se igualou ao Botafogo, que empatou com o Palmeiras. Mas o time de Romário tem maior saldo de gols. Depois de marcar o segundo gol, Romário abraçou o técnico Celso Roth, com quem teve uma desavença no treino de sexta-feira. "Foi um mal-entendido", explicou o craque.
Além do show à parte de Romário, o jogo em São Januário teve outro fato marcante: faltou luz no intervalo e o árbitro Wilson Luiz Seneme esperou 50 minutos para iniciar o segundo tempo. Ele levava em consideração a opinião dos goleiros. Silvio Luiz, do Vasco, e Galatto, do Grêmio, disseram que a iluminação estava precária e que poderiam ser prejudicados se o jogo fosse reiniciado. O Vasco já vencia por 3 a 0. Foi quando entrou em campo o presidente do Vasco, Eurico Miranda.
O dirigente foi até Sílvio Luiz e o advertiu. Em seguida, o goleiro comunicou ao árbitro que a falta de luz não o incomodava mais. A torcida até que teve calma e esperou com paciência. O público estava empolgado com o que vira no primeiro tempo. Romário cobrou pênalti aos 12 minutos com estilo e abriu o placar. Depois de vários lances refinados do veterano jogador, de 41 anos, seu colega de ataque, André Dias, ampliou de cabeça. Em seguida, Romário girou ao lado dos marcadores e fez bonito gol. Na etapa final, Abedi completou a goleada.