Pouco mais de 19 mil torcedores lotaram São Januário na noite desta quarta-feira para empurrar o Vasco contra o ABC. Não esperavam passar tanto sofrimento, mas tiveram a oportunidade de entoar o clássico cântico vascaíno. Mostrando ser o “time da virada”, ganhou por 2 a 1 e evitou a zebra, avançando às oitavas de final da Copa do Brasil, quando enfrentará o Náutico.

continua após a publicidade

“Não foi fácil, o ABC dificultou muito. Mas acho que merecemos. Buscamos o gol a todo momento e tivemos tranquilidade para chegar à virada”, comentou o atacante Eder Luís, autor do passe para o gol salvador de Bernardo, que definiu a virada vascaína em São Januário.

O predomínio inicial foi vascaíno. Nos primeiros 15 minutos, foram sete finalizações a gol. Mas, como o mais importante é a qualidade e não a quantidade, foram os visitantes que abriram o placar, logo em sua primeira chance. Aos 18, Cascata passou como quis por Allan, invadiu a área e tocou com muita categoria e tranquilidade na saída do goleiro Fernando Prass: 1 a 0.

A vantagem do time potiguar era grande a partir de então. Mesmo que levasse um gol, o empate com gols lhe era favorável, pois o primeiro jogo do confronto, em Natal, tinha sido 0 a 0. Assim, o Vasco precisava da virada, mas os jogadores do ABC mostraram muita tranquilidade e não se abalaram por encarar um gigante do futebol brasileiro dentro de São Januário lotado.

continua após a publicidade

Foram muitos chutes do Vasco, mas poucos levaram perigo. Um deles, aos 36 minutos, foi um arremate de Felipe que desviou na zaga e quase surpreendeu o goleiro Wellington. O jogo que prometia extrema dificuldade se desanuviou bastante para os anfitriões no começo da segunda etapa. Aos quatro, Ramon deixou o corpo e caiu na área com o toque de Tiago Garça. O pênalti foi marcado e o zagueiro do ABC recebeu o segundo amarelo, sendo expulso. Alecsandro cobrou e empatou o jogo.

O empate, logicamente, recarregou o ânimo vascaíno. Mas o ABC soube suportar a pressão e se reestruturou, voltando a criar dificuldades. Coube a Eder Luís quebrar a retranca. O ligeiro atacante invadiu a área pela direita e foi lançado. Ele, então, passou a bola para Bernardo, que encheu o pé aos 32 minutos e fez o gol que classificaria o time para as oitavas de final.

continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA:

Vasco 2 x 1 ABC

Vasco – Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon (Márcio Careca); Rômulo, Fellipe Bastos (Bernardo), Felipe e Diego Souza; Eder Luís e Alecsandro (Leandro). Técnico – Ricardo Gomes.

ABC – Wellington; Pio, Tiago Garça, Irineu e Renatinho Potiguar; Basílio, Bileu, Reinaldo (Alessandro Lopes) e Cascata (Gabriel); Éderson (Jackson) e Leandrão. Técnico – Leandro Campos.

Gols – Cascata, aos 18 minutos do primeiro tempo; Alecsandro (pênalti), aos 6, e Bernardo, aos 32 do segundo tempo.

Árbitro – Emerson Almeida Ferreira (MG).

Cartão amarelo – Ramon, Allan, Bernardo, Alecsandro, Reinaldo, Tiago Garça, Leandrão, Alessandro Lopes e Irineu.

Cartão vermelho – Tiago Garça.

Renda – R$ 241.500,00.

Público – 15.315 pagantes.

Local – Estádio de São Januário, no Rio.