Num clássico emocionante, Botafogo e Vasco empataram por 2 a 2 neste domingo à noite no Maracanã, resultado ruim para as duas equipes. Por causa de jogo pela Copa do Brasil no meio de semana, contra o Flamengo, o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, levou a campo um time misto e agora só tem quatro pontos de vantagem sobre o quinto colocado do Campeonato Brasileiro, o Goiás. Ou seja, vê sua classificação à Libertadores ameaçada. Já o Vasco permanece na zona de rebaixamento, embora tenha subido uma posição, de 18º para 17º.
O Botafogo começou avassalador. Após escanteio cobrado por Lodeiro, Diogo Silva falhou e deu uma tapa na bola para o lado em que estava o zagueiro Dankler. Livre de marcação, o botafoguense concluiu com precisão. No minuto seguinte, Lodeiro chutou de fora da área, o goleiro errou de novo, ao rebater a bola para a frente, e o próprio uruguaio completou para ampliar. Boa parte dos torcedores dos dois clubes ainda nem havia chegado ao Maracanã e partida já parecia decidida.
O goleiro do Vasco fez depois três boas defesas, mas acabou ‘perseguido’ pelos vascaínos por vários minutos. Quando a bola estava em seu poder, ele era vaiado.
Sem criatividade e abalado com a desvantagem, o Vasco não conseguia reagir. Em duas cobranças de falta, Marlone deixou Cris em condições de marcar, de cabeça. Na primeira, Jefferson fez ótima defesa. Na outra, a bola saiu por cima.
A partida mudou bastante no segundo tempo, com a entrada de Juninho, na vaga de Montoya. O veterano craque do Vasco deu ritmo ao time e participou diretamente dos dois gols da equipe. Foi ele quem cobrou o escanteio que Jomar completou de cabeça para diminuir a vantagem do Botafogo. Pouco depois, Juninho deu o passe para Pedro Ken finalizar e empatar na frente do goleiro Jefferson.
Com o placar de 2 a 2, os dois times passaram a atacar com vontade, mas desorganizadamente. O Botafogo ainda conseguiu criar algumas chances. Diogo Silva, porém, não falhou de novo. Nos últimos minutos, o Vasco apresentava mais cansaço que o rival e não teve forças para virar. Ainda assim, aos 48, Juninho cobrou falta com categoria e Jefferson mostrou por que faz parte da seleção brasileira.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 2 X 2 VASCO
BOTAFOGO – Jefferson; Edílson, Dankler, André Bahia e Lima; Lucas Zen, Gegê, Lodeiro e Octávio (Renato); Hyuri (Daniel) e Sassá (Bruno Mendes). Técnico – Oswaldo de Oliveira.
VASCO – Diogo Silva; Nei, Jomar, Cris e Yotún; Sandro Silva (Wendel), Pedro Ken, Fillipe Soutto (Thalles) e Montoya (Juninho); Marlone e Willie. Técnico – Dorival Júnior.
GOLS – Dankler, aos 5, e Lodeiro, aos 6 minutos do primeiro tempo. Jomar, aos 9, e Pedro Ken, aos 25 do segundo tempo.
ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (GO).
CARTÕES AMARELOS – Jomar, Nei, Juninho e Lucas Zen.
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio.