Caiu o último clube paranaense na Copa do Brasil. Sem inspiração alguma e um segundo tempo desastroso, o Iraty sucumbiu à maior qualidade do Vasco. Valdiran, com três gols, foi o nome do jogo e com os 5×1, o time carioca avançou às oitavas-de-final, onde encara o Criciúma na próxima fase, com o primeiro jogo na quarta-feira, em Santa Catarina.
Precisando de gols, o Iraty iniciou a partida valorizando o contragolpe. Com menos de três minutos, desperdiçou duas oportunidades em descuidos da zaga carioca. O Vasco atacava timidamente, sempre esbarrando em uma marcação individual. Numa das raras oportunidades, Valdiran recebeu na área, mas Maurício evitou a finalização. A resposta do time paranaense teve início em um vacilo de Edílson, que pisou na bola. Depois de um bate-rebate, Renaldo cruzou na área e, livre de marcação, André cabeceou no canto esquerdo: 1×0.
O Vasco reagiu com Ramón. O meia escorou cruzamento preciso de Wagner Diniz e o goleiro Valter salvou com o pé esquerdo. Só não teve a mesma sorte no lance seguinte, quando Morais bateu cruzado, a bola desviou em Renaldo e entrou no cantinho. O Iraty reagiu e, no cruzamento de Márcio Goiano, Leandro ganhou do seu marcador, mas cabeceou mal, pela linha de fundo. No último lance do 1.º tempo, Wagner Diniz "fez fila", mas chutou fraco, nas mãos de Valter.
O equilíbrio foi para o espaço na fase final. Ao tentar se lançar à frente, o Iraty deixou o criativo meio-de-campo vascaíno jogar e Valdiran fez a diferença. Logo aos 10 minutos, recebeu de Morais, driblou Édson Borges e fuzilou. A rigor, o time paranaense só ameaçou quando André perdeu boa oportunidade após jogada de efeito de Matheus. Muito pouco para quem precisava ao menos empatar. Depois de receber passe de calcanhar de Edílson, aos 29 minutos, Valdiran fez mais um e ampliou aos 37 minutos, depois de mais uma jogada de efeito de Morais. Nos acréscimos, o capetinha Edílson fechou o caixão do Iraty.
COPA DO BRASIL
Segunda fase – jogo de volta
VASCO 5×1 IRATY
VASCO Cássio; Wagner Diniz (Claudemir), Jorge Luiz, Fábio Braz e Diego; Ygor, Andrade, Ramón (Abedi) e Morais; Valdiran (Ernane) e Edílson. Técnico: Renato Gaúcho.
IRATY Válter; Renaldo (Ximba), Maurício, Édson Borges e Márcio Goiano (Bruno); Russo, Mini, Ernani e André; Leandro e Matheus. Técnico: Val de Mello.
Local: São Januário (Rio de Janeiro).
Árbitro: Édson Esperidião (ES).
Assistentes: Alfonso Scarpati (ES) e José Ricardo Maciel (ES).
Gols: André a 22° e Morais a 29° do 1º tempo. Valdiran a 10°, 29° e 37°, Edílson a 47° do 2º tempo.
Cartões amarelos: Fábio Braz, Jorge Luiz e Ygor (Vasco). Márcio Goiano e Russo (Iraty).