Pelo menos seis dos principais palcos do futebol nacional ficarão de fora do Brasileirão 2011. Em processo de demolição e reformas para a Copa do Mundo, Arena da Baixada, Maracanã, Mineirão, Fonte Nova e Castelão não irão receber jogos do campeonato ou terão de ser fechados no decorrer da competição. Acrescenta-se na lista dos estádios ausentes do torneio o Parque Antarctica, embora o local esteja fora das pretensões da Fifa para 2014.
Atualmente em fase de terraplanagem e fundação de estruturas em andamento, com demolições internas e externas concluídas, o Mineirão foi o primeiro a fechar pelas reformas para a Copa 2014.
Desde parte do Campeonato Brasileiro do ano passado, Cruzeiro e Atlético Mineiro mandam jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, cerca de 70 quilômetros distantes de Belo Horizonte.
O Maracanã ainda está em fase de demolição. Atualmente, cerca de 90% das dependências internas foram colocadas abaixo, incluindo locais como arquibancadas e camarotes.
Com a cobertura de concreto condenada, o principal estádio do futebol brasileiro recebeu autorização do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional do Rio de Janeiro (Iphan-RJ) para que tal estrutura seja demolida e substituída por uma de lona tensionada.
Desabrigados, Vasco e Fluminense vão buscar refúgio no Engenhão, casa do Botafogo. O Vasco permanece em São Januário. Em Salvador, com a Fonte Nova fechada, o Bahia continuará mandando jogos em Pituaçu.
Recentemente, uma avaliação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) atestou atraso nas obras do estádio, que tem estimados 18% de conclusão.
Na Arena da Baixada, aguarda-se desfecho para o impasse relacionado ao financiamento das obras de adequação ao caderno de encargos da Fifa. Logo que o Atlético anunciar a construtora responsável pelas obras, já com o Brasileirão em andamento, o Furacão terá de optar por mudança para Vila Capanema ou Couto Pereira.
Por fim, o Castelão, em Fortaleza, é mais um dos que não receberá jogos do Campeonato Brasileiro 2011. Depois de diversos adiamentos, as obras no estádio começaram no fim de março e com isso o Ceará vai mandar suas partidas no acanhado Presidente Vargas.