Com a vitória na última rodada tripla da temporada 2011 da Mitsubishi Cup, a dupla Reinaldo Varela/Edu Bampi (Blindarte/Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean) conquistou o título de campeã da categoria L200 Triton RS, a mais rápida e importante do campeonato de rally monomarca, por utilizar picapes sorteadas. As três provas foram realizadas em Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo (SP).

continua após a publicidade

Depois de conquistar sua 100ª vitória no automobilismo, o heptacampeonato brasileiro de Cross Country e o tetra no campeonato paulista da categoria, tudo na semana passada (16/10), agora Reinaldo Varela somou a sua 101.ª vitória em 304 corridas e mais um título neste sábado (22/10). “Foi uma das minhas melhores vitórias. Não só porque me deu o título, mas porque foi difícil e suada, eu a busquei para ser campeão. Neste campeonato, com todos os carros exatamente iguais, é velocidade pura. Não tem estratégica ou folga, tem que acelerar o tempo todo”, apontou Varela, que foi terceiro colocado em 2008 e vice-campeão em 2007, 2009 e no ano passado.

A quarta vitória em sete etapas da Mitsubishi Cup veio de maneira bem difícil e dramática na Fazenda Santa Franchesca, em Cravinhos, região canavial de Ribeirão Preto. Na primeira volta pelo circuito de 30 km a vitória ficou com Cristian Baumgart/Beco Andreotti, seguidos de Marcos Cassol/Luis Felipe Eckel, com Varela/Bampi em terceiro. Na segunda passagem os vencedores foram Cassol/Eckel, seguidos de Varela/Bampi e Marcos Baumgart/Kleber Cincea. Para conquistarem o título, Varela e Bampi precisavam vencer a última volta.

Com os mesmos resultados das três voltas – uma vitória, um segundo e um terceiro -, Varela/Bampi e Cassol/Eckel ficaram empatados com 42 pontos. Como o critério de desempate era a volta mais rápida, prevaleceu a velocidade da dupla apoiada por Blindarte/Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean, que foi um segundo mais rápida na última passagem. “Dependia só da gente, tínhamos que andar o mais rápido possível e não podíamos errar nada. E foi o que fizemos”, completou o navegador paranaense.

continua após a publicidade