O clássico Atletiba pode ser considerado um divisor de águas para ambas as equipes, podendo levar qualquer um dos dois do céu ao inferno ou, quem sabe, do inferno ao céu.
E se depender de dados estatísticos, a torcida coxa-branca pode dormir praticamente tranquila. Tratando-se apenas de partidas disputadas em campeonatos brasileiros da Série A são dez vitórias do Alviverde contra oito do Atlético e mais oito empates.
Outra vantagem que o Coritiba leva é na última derrota que teve para o rival na competição nacional. Mas esse dado não traz boas lembranças a alviverdes e sim a rubro-negros.
Em 2005, no último jogo entre as equipes houve vitória atleticana, por 2×1, no Couto Pereira. Depois disto, o Rubro-Negro nunca mais venceu. Em compensação, o resultado culminou com uma péssima sequência para o Coritiba, que terminou rebaixado naquele ano.
Ainda em 2005, no jogo de ida, na Arena, o Furacão venceu por 1×0, com gol de Evandro, e conquistou sua primeira vitória depois de onze rodadas daquele Brasileirão, jogando com a equipe reserva. Foi neste momento que se iniciou a reação atleticana.