Foto: Orlando Kissner/Tribuna |
Depois de uma experiência no São Paulo, jogador volta ao time que o revelou e promete muitos gols. |
O atacante Vandinho – que passou a última temporada no São Paulo – está de volta ao Paraná Clube. O garoto foi apresentado ontem à tarde, prometendo à torcida o que se espera de um artilheiro: gols. Evita ser rotulado como substituto de Borges, mas fala em títulos e em uma temporada marcante na sua vida e na do clube. ?O primeiro objetivo é o título paranaense?, disse o jogador. Aos 19 anos, Vandinho sabe que a cobrança será intensa e espera driblar essa dificuldade com a mesma habilidade que usou para se firmar nas categorias de base do tricolor paulista.
?Fiz poucos jogos no time principal. Mas a experiência no Morumbi valeu demais. Evoluí em todos os sentidos?, garante o jogador. Os números de Vandinho são animadores. Em 34 jogos com a camisa do São Paulo – atuando nos juniores e no time B -, ele marcou 30 gols. ?Creio que minha passagem foi muito boa. Tanto que eles queriam a minha permanência, mas meus empresários decidiram que o melhor caminho seria o retorno à Vila Capanema?, explicou o jogador.
Luiz Alberto Martins de Oliveira Filho, sócio-proprietário da L.A. Sports, confirma. ?A carreira do Vandinho está planejada. Acredito que 2006 será o seu ano vestindo a camisa do Paraná Clube?, disse. A L.A. detém 90% dos direitos econômicos do atleta, mas nesse retorno esses percentuais estão sendo ajustados.
O contrato de Vandinho será prorrogado – possivelmente até 2009 – e o Tricolor terá direito a 20% de qualquer transação envolvendo o atleta. ?Estamos definindo as bases desse novo contrato. Mas isso se acerta facilmente pois há uma relação de muita confiança entre o Paraná e a L.A.?, disse Luiz Alberto.
Vandinho foi a primeira grande aposta da empresa, que por três anos investiu nas categorias de base do Paraná Clube. Em troca da infra-estrutura dada ao departamento amador, a L.A. Sports escolhia quatro jogadores dos juniores por temporada, dos quais ficava com a metade dos direitos econômicos. Em relação a Vandinho, a L.A. comprou outros 40%, sempre acreditando no potencial do jogador.
No estadual deste ano, Vandinho só figurou no banco de reservas, o que influenciou na sua transferência para o São Paulo, em março.
?Fiquei no elenco principal por quase dois meses, mas aí me machuquei e fiquei parado um bom tempo. Quando voltei, passei a jogar no time B e nos juniores?, contou o atacante. Vandinho só voltou ao grupo principal nesta reta final de preparação para o Mundial do Japão. ?Só tive boas lições, lá. Dentro e fora de campo. Acredito que volto maduro e pronto para ajudar o Paraná a ser novamente campeão?, afirmou Vandinho.
Paraná aposta na dupla Vandinho e Thiago Neves
O empresário Luiz Alberto espera ver um antigo sonho se realizar em 2006: Thiago Neves e Vandinho, lado a lado, na Vila Capanema. ?São dois jogadores de qualidade, identificados com o clube?, frisou. Além de promover a volta de Vandinho, o Paraná Clube também renovou o contrato de Thiago Neves.
O meia – que teve uma temporada marcada por atos de indisciplina – promete dar a volta por cima a partir de janeiro, quando começa o Campeonato Paranaense.
Com os dois pratas-da-casa, o Tricolor busca soluções para posições carentes no seu atual elenco. ?Vamos apostar nesses dois valores. A presença de ambos no time dependerá daquilo que produzirem nos treinos?, lembrou o vice de futebol José Domingos. O meia Thiago Neves chegou a receber propostas de outros clubes, mas o Paraná teria um retorno financeiro irrisório, pois a transação seria por empréstimo. ?Por isso, promovemos essa renovação, com direito a reajuste salarial?, disse Domingos.
Paraná e L.A. estão apenas definindo o prazo deste contrato, que deve se estender até 2010. ?Essa é uma questão meramente burocrática, para salvaguardar o clube.
A intenção é que tanto o Thiago Neves quanto o Vandinho se firmem e consigam a projeção que todos esperamos?, lembrou José Domingos. A partir de bons desempenhos das revelações paranistas, clube e L.A. vislumbram a possibilidade de transações vantajosas, preferencialmente para o exterior. ?São jogadores jovens e isso atrai bons negócios?, lembrou Luiz Alberto.
Mário César fica em 2006
O volante Mário César permanece no Paraná Clube por mais uma temporada. O contrato ainda não foi assinado, mas o vice de futebol José Domingos confirmou o acerto com o jogador. ?Só faltam alguns detalhes, mas ele já viajou para o Rio de Janeiro com a certeza de que deve retornar em janeiro?, afirmou o dirigente. O único ponto em discussão é se Mário César assinará contrato nos mesmos moldes do vínculo atual ou se o clube adquirirá um percentual de seus direitos econômicos.
O volante foi um dos destaques do time no segundo turno do Brasileirão, quando se firmou como titular. Mário César – que se casa no início do mês que vem, terá uns dias a mais de férias, devendo retornar uma semana após os demais jogadores. Este é apenas o primeiro de uma série de acordos que o clube pretende fechar nos próximos dias. Ainda hoje o zagueiro Marcos dá uma resposta definitiva ao Tricolor.
?Fizemos um novo contato, uma última tentativa. Pedi uma resposta com urgência, porque senão iremos trazer outro zagueiro?, explicou José Domingos. O dirigente sabe que os jogadores que se destacaram na temporada adiam as definições enquanto negociam propostas de outras equipes. Além de Marcos, o Tricolor espera uma posição oficial do goleiro Flávio, confiante na permanência do Pantera por mais um ano na Vila Capanema.
Mas nem só de renovações vive o clube. A diretoria está em estágio avançado de negociação com outros três reforços. Os nomes são mantidos em sigilo, mas pelo menos um atacante deve ser apresentado hoje. A diretoria não fala o nome, mas o jogador deve vir da Bahia. Além disso, um lateral-esquerdo do interior paulista também deve se apresentar até o início da próxima semana. ?Temos um amplo leque de negociações. O Paraná vai chegar forte para a disputa do estadual. Isso eu posso assegurar?, finalizou José Domingos.