Tóquio – Vanderlei Cordeiro de Lima começou bem sua jornada rumo ao tricampeonato na maratona dos Jogos Pan-Americanos do Rio. O corredor chegou em sexto lugar na Maratona de Tóquio, no Japão, que foi vencida pelo queniano Daniel Njenga, seguido pelos japoneses Tomoyuki Sato e Satoshi Irifune. Cerca de 30 mil pessoas participaram do evento.
É verdade que o tempo de Vanderlei, 2h16min08s, ficou bem acima do que ele pretendia fazer em Tóquio, onde já venceu em 1996 e estabeleceu o melhor tempo da carreira -2h08min31 – em 1998, quando foi segundo colocado. Mas o frio de 5ºC do inverno japonês e a chuva fina atrapalharam a performance do brasileiro, que nesta edição esperava obter uma marca melhor do que a que conseguiu na Maratona de Amsterdã, no ano passado, 2h11min36.
Njenga ganhou a corrida com o tempo de 2h09min45. O queniano, de 30 anos, já havia vencido a prova japonesa em 2004 e neste domingo, depois de assumir a liderança no quilômetro 25, não perdeu mais o primeiro lugar. ?Estava muito frio e não pude imprimir um ritmo mais forte, mas estou contente por ter vencido?, disse.
Vanderlei já tem índice para a competição por seu resultado em Amsterdã. Está, até o momento, classificado para representar o Brasil no Pan – a lista definitiva será divulgada dia 22 de abril. Marilson dos Santos lidera o ranking nacional, com o tempo de 2h09min58s marcado ao vencer a Maratona de Nova York, em novembro, mas optou por correr no Rio apenas os 5 mil e os 10 mil metros. José Telles é o terceiro da lista, com 2h15min24s.