Medalhista de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima afirmou que vai disputar a corrida de São Silvestre, no último dia do ano.
"Decidi com meu técnico (Ricardo D’Angelo) disputar a corrida. Estou, inclusive, treinando à tarde, para me acostumar ao horário da prova", confirmou o atleta.
Vanderlei, 36 anos, demorou para confirmar presença na mais tradicional corrida de rua do Brasil, pois ainda não havia definido o seu calendário de 2006.
Mesmo sendo o principal nome da maratona do País na atualidade, Vanderlei descarta o favoritismo.
"Acredito que possa chegar entre os dez primeiros. Mas a São Silvestre é uma prova muito rápida nos primeiros três quilômetros. Como estava treinando mais resistência para a maratona, não devo acompanhar os primeiros colocados. Depois fica difícil recuperar a desvantagem", opinou.
O atleta estava fazendo sua preparação em Maringá, no interior do Paraná. Antes de optar pela São Silvestre, Vanderlei estava em dúvida sobre qual maratona disputar na abertura da temporada, em 2006.
O brasileiro tinha duas opções: a Maratona de Tóquio, em fevereiro, ou a de Lake Biwa, em março, ambas no Japão.
"Conversamos com Tóquio e Lake Biwa. Com uma delas está praticamente acertado. Mas, por contrato, só os organizadores é que podem divulgar os nomes", acrescentou Michel Boeting, agente da Global Sports, empresa que gerencia a carreira de Vanderlei fora do Brasil.