Van Persie perde pênalti, mas faz 3 e garante vitória de virada do United

Contratação mais badalada do futebol inglês na última temporada por ter trocado um grande do país por outro, o atacante holandês Robin van Persie vem fazendo valer o alto investimento do Manchester United, e neste domingo, apesar de ter perdido um pênalti, garantiu a vitória por 3 a 2 sobre o Southampton.

No estádio St. Mary’s, no confronto que fechou a quarta rodada do Campeonato Inglês, o holandês teve que chamar a responsabilidade, já que Wayne Rooney está machucado. Os donos da casa abriram o placar aos 16 minutos do primeiro tempo, com gol de Lambert, mas sete minutos depois, Van Persie começou seu show e empatou.

Na segunda etapa, aos 11 minutos, Schneiderlin colocou o atual campeão da segunda divisão na frente mais uma vez. Em seguida, aos 24, Van Persie poderia ter empatado novamente, mas desperdiçou uma cobrança de pênalti. Entretanto, ele se redimiu e protagonizou a virada balançando a rede aos 42 e aos 47 minutos.

Com o ‘hat-trick’, o holandês já é um dos artilheiros da ‘Premier League’, com quatro gols, ao lado do espanhol Michu, do Swansea. O United é o quinto colocado do torneio, com seis pontos e o Southampton é o lanterna, como único time que ainda não pontuou.

No clássico disputado entre duas equipes que chegaram à terceira rodada do Campeonato Inglês sem conseguir vencer, quem levou a melhor foi o Arsenal, que bateu o Liverpool por 2 a 0 em pleno Anfield Road.

Os ‘Gunners’ mantiveram sua defesa sem ser vazada na competição – o time empatou em 0 a 0 nas duas partidas anteriores, contra Stoke e Sunderland – e viram dois de seus reforços para a atual temporada desencantarem e balançarem a rede.

O Liverpool, por sua vez, continua estacionado na parte de baixo da tabela do Inglês, agora com um ponto em três partidas. O time não pôde contar com o volante brasileiro Lucas Leiva, que na última rodada, no empate em 2 a 2 com o Manchester City, sofreu uma lesão muscular que vai tirá-lo dos gramados por pelo menos dois meses.

Os ‘Reds’ contaram com o meia turco Nouri Sahin, emprestado pelo Real Madrid e que fez sua estreia como titular. Antes de ir para o Liverpool, o jogador era pretendido também pelo Arsenal.

O primeiro gol foi marcado aos 30 minutos do primeiro tempo, quando Cazorla arrancou em velocidade pelo meio e fez a assistência para Podolski, na esquerda. O alemão chutou cruzado e fez 1 a 0, resultado que se manteve até o intervalo.

Apesar dos esforços do atacante uruguaio Luis Suárez na frente, o time da casa não conseguiu reagir e sofreu o segundo gol aos 22 minutos da etapa final. Cazorla e Posolski fizeram uma tabela na qual mostraram estar entrosados, mas desta vez o papel de “garçom” se inverteu – o alemão tocou para o espanhol, que chutou da entrada da pequena área. O goleiro Reina chegou a tocar na bola, mas não conseguiu a defesa.

No outro jogo deste domingo, o Newcastle, que na última temporada conseguiu um bom quinto lugar, não passou de um empate em 1 a 1 em casa com o Aston Villa. Clark abriu o placar para os visitantes, e Ben Arfa igualou.