Com Van Persie inspirado, o Arsenal marcou nos acréscimos e derrotou o Liverpool, de virada, por 2 a 1, neste sábado, no Anfield Road, em rodada do Campeonato Inglês. O atacante holandês anotou os dois gols dos visitantes, o segundo aos 46 minutos da etapa final, e chegou à marca de 31 gols na temporada.
A vitória manteve o time londrino na briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. O Arsenal segue em quarto lugar, agora com 49 pontos, quatro atrás do Tottenham, que ainda não entrou em campo na rodada. O Liverpool, por sua vez, segue em sétimo, com 39 pontos.
O triunfo do Arsenal não refletiu o panorama do jogo. Jogando em casa, o Liverpool dominou a partida desde os primeiros minutos e criou as melhores chances de gol. Aos 17, quase abriu o placar em cobrança de pênalti sofrido por Suárez. Kuyt, no entanto, parou na defesa do goleiro Szczesny.
Com maior volume de jogo, o Liverpool balançou as redes cinco minutos depois. Henderson escapou pela direita e bateu cruzado. Koscielny pegou firme na área e bateu contra as próprias redes. Na sequência, Suárez quase marcou o segundo, ao acertar a trave. O Liverpool registrava então 63% de posse de bola.
Mas não conseguiu manter a vantagem no placar. Aos 30, Van Persie se antecipou à defesa e escorou, de cabeça, cruzamento de Sagna: 1 a 1. A resposta do Liverpool veio em nova bola na trave, com Kuyt, aos 46.
O início do segundo tempo foi marcado por um susto. O meia Arteta, do Arsenal, se chocou com Henderson e caiu desacordado no gramado. Ele deixou o campo na maca, amparado por uma máscara de oxigênio.
Com a bola rolando, o Liverpool se manteve no ataque, mas sem criar as mesmas boas oportunidades da etapa inicial. O Arsenal foi mais eficiente e buscou a virada aos 46. Van Persie recebeu lançamento pela direita e, de primeira, mandou para o fundo das redes. Foi seu 25º gol no Campeonato Inglês.