Van Gaal diz contar com ‘sorte’ para vencer Argentina

O técnico Louis Van Gaal adotou a cautela antes da partida da Holanda contra a Argentina, pela semifinal da Copa do Mundo. Nesta terça-feira, o treinador holandês elogiou o rival, rejeitou qualquer favoritismo para a partida desta quarta, no Itaquerão, e disse que seu time conta com a “sorte” para vencer e chegar à grande final do Mundial.

“Acho que não há favoritos amanhã (quarta). Nas semifinais, todos os times estão no mesmo nível. Os jogos têm sido equilibrados nas oitavas e nas quartas. Na minha opinião, as chances são de 50% para cada lado. Teremos que ter sorte”, declarou o treinador, que vem se destacando como grande estrategista nesta Copa.

Van Gaal vem alternando esquemas táticos a cada partida, conforme o estilo do adversário. Depois de golear a campeã Espanha na estreia, o treinador recuou seu time para o duelo contra o Chile. Com uma linha defensiva de até seis homens, bateu os embalados sul-americanos sem sobressaltos.

Diante do México, o técnico se destacou ao trocar o capitão Van Persie pelo contestado Huntelaar, que veio a marcar o gol da vitória de virada, nas oitavas. A última tacada de mestre do estrategista aconteceu na disputa de pênaltis contra a Costa Rica, nas quartas.

Ele surpreendeu ao trocar o goleiro titular Cillessen por Krul, considerado o terceiro goleiro do elenco, por seu maior alcance, no último minuto da prorrogação. Krul pegou duas penalidades e garantiu a Holanda na semifinal.

Apesar dos elogios recebidos pela alteração ousada, Van Gaal se esquiva do papel de protagonista da sua seleção. “A influência do técnico é um meio para se chegar a um objetivo. São os jogadores que têm que resolver os problemas dentro de campo. Numa fração de segundo, as coisas podem mudar”, afirmou o técnico, que garantiu o retorno de Cillessen ao gol holandês.

A volta do titular é única informação revelada pelo treinador quanto ao time que começará jogando nesta quarta. Preocupado, só adiantou que Lionel Messi vai receber atenção especial, mas não disse como será a marcação sobre o craque do Barcelona. “Ele sempre consegue buscar uma solução. Precisamos interromper sua ação”, declarou. Messi deve concentrar ainda mais as jogadas argentinas no jogo desta quarta por causa do veto a Di María, machucado.

Mesmo sem o meia do Real Madrid, Van Gaal se mostra cauteloso quanto ao rival. “Há vários pontos de interrogação na escalação da Argentina. Eles já usaram esquemas diferentes e isso poderá levar a diferentes reações da nossa parte. Tenho que aguardar. Não posso prever o futuro”, disse o treinador.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna