Montmeló, Espanha – O italiano Valentino Rossi conquistou a quinta vitória na temporada 2005 e a 47.ª na brilhante carreira na MotoGP. Ontem, o ?Fênomeno das duas rodas? travou um belo duelo com Sete Gibernau e faturou a primeira posição no GP da Catalunha, sexta etapa do mundial. O espanhol largou na pole, liderou boa parte da corrida, mas acabou em segundo para a decepção da torcida espanhola.
O brasileiro Alexandre Barros, da Camel Pons Honda, terminou em quarto lugar, atrás do italiano Marco Melandri, companheiro de equipe de Gibernau. Com o resultado, Rossi, da Gauloises Yamaha, disparou na liderança do campeonato com 145 pontos, contra 87 do italiano Marco Melandri (Movistar Honda). Sexto colocado ontem, o italiano Max Biaggi, da Honda, ocupa a terceira posição com 77, quatro pontos a mais do que o espanhol Sete Gibernau. Barros manteve a quinta posição no campeonato, com 65 pontos. A próxima corrida será no dia 25 de junho, em Assen, na Holanda.
Deu Pedrosa
O espanhol Daniel Pedrosa, da equipe Movistar Honda, confirmou o favoritismo e venceu ontem o GP da Catalunha na categoria 250cc. Com a sua quarta vitória em seis provas, Pedrosa ratificou a liderança do campeonato, com 123 pontos. O australiano Casey Stoner, da Aprilia, terminou em segundo lugar e assumiu a vice-liderança do campeonato, a 27 pontos de Pedrosa. O pódio foi completado pelo italiano Andrea Dovizioso, da Honda.
Pasini líder
O italiano Mattia Pasini, da equipe Totti Top Sport Aprilia, venceu com facilidade e assumiu a liderança do mundial na categoria 125cc. Pasini passou a somar 84 pontos, um a mais que o vice-líder, o suíço Thomas Luthi (Elit Grand Prix Honda), sétimo colocado ontem. O finlandês Mika Kallio, da Red Bull KTM, terminou a corrida em terceiro e ocupa a mesma posição no campeonato, a dois pontos de Pasini.