Valentino Rossi resolveu acirrar a briga pelo título deste ano da MotoGP. O italiano da Yamaha venceu neste domingo (16) o GP de Portugal, disputado no circuito do Estoril, diminuiu a diferença para o líder do campeonato, o australiano Casey Stoner (Ducati), que terminou esta prova em terceiro. Daniel Pedrosa (Honda) terminou em segundo. O brasileiro Alexandre Barros (Ducati) chegou a andar na nona posição, mas novamente enfrentou problemas com seu equipamento e não completou a prova.

continua após a publicidade

Vice-líder do campeonato, Rossi agora soma 211 pontos, contra 287 de Stoner. Pedrosa vem em terceiro, com 188 pontos e já praticamente fora da briga pelo título. Restando quatro etapas para o final da temporada, ainda estão em jogo um máximo de 100 pontos – 25 por cada vitória.

O vencedor da prova foi definido apenas no final. A cinco voltas da bandeirada, Pedrosa liderava, mas cometeu um pequeno erro, espalhou na curva e permitiu que o Rossi assumisse a primeira posição. Porém, logo em seguida, o italiano também errou e voltou a perder a ponta para o espanhol. O heptacampeão só voltou à liderança na penúltima passagem, com uma bela manobra.

Agora, a MotoGP parte para três provas no extremo oriente. A próxima etapa acontece no dia 23, em Motegi, no Japão. Depois é a vez da Austrália, dia 14 de outubro, e da Malásia, dia 21. A prova final acontece em Valencia, na Espanha, dia 14 de novembro.

continua após a publicidade