O jogador de maior regularidade no Atlético, há tempos, é sem dúvidao volante Valencia. O colombiano é unanimidade porque carrega sozinho a marcação no meio-campo. Com disposição invejável, não tem bola perdida para esse jovem de 23 anos.

continua após a publicidade

No entanto, a adoção do esquema de jogo com apenas um volante está sobrecarregando o atleta, que se sacrifica para o equilíbrio do sistema defensivo. E o preço que paga pela dedicação são advertências e cartões.

No quarto jogo do campeonato, Valencia recebeu o terceiro amarelo e, por isso, desfalcará o Furacão amanhã, diante do Cascavel. E enquanto os companheiros não ajudarem a ocupar espaço e na compactação do meio-campo, perder o atual camisa 8 por excesso de cartões será uma constante.

Sobre esse assunto, Geninho comentou: “O Valencia está marcando sozinho. Numa comparação com o time de 2001, ele é o Cocito, aquele que fica na frente da zaga marcando todo mundo. Sendo o único homem de marcação, vai sofrer com isso (cartões). Temos que ter outro jogador para quando o Valencia não puder jogar”, analisou o comandante.

continua após a publicidade

Essa situação acontecerá diante do Cascavel. Para o jogo de amanhã, o volante cumprirá suspensão automática e deverá ser substituído por Jairo, outro jovem (22 anos) que possui características semelhantes. “Com a saída do Valencia, eu vou poder ver o Jairo jogar, que é uma coisa que eu precisava. Mas vou manter a mesma estrutura”, adiantou Geninho.

Testes

continua após a publicidade

Nesse confronto, o comandante rubro-negro também deve iniciar a fase de observações no time. Portanto não será surpresa se no decorrer da partida, Zé Antônio e Jorge Preá estreiem no campeonato estadual.

“Temos um planejamento para dar chance aos jogadores, mas sem abrir mão do objetivo maior que é tentar ser o primeiro colocado nesta fase, para somar dois pontos na decisiva. Não posso ir mudando e de repente perder um jogo que vai me fazer falta lá na frente. Vamos, de uma maneira homeopática, dar chance a todos”, explicou Geninho.

As observações são necessárias para quando o campeonato afunilar, o treinador ter na cabeça o time ideal e as opções que pode confiar e utilizar. Geninho comanda hoje treinamento no CT do Caju para definir a equipe, que poderá ter novidades como as entradas de Marcinho e Lima, devido ao bom desempenho contra o Jotinha. A delegação viaja para Cascavel à noite.