O meia Valdivia e outros quatro jogadores foram suspensos por dez partidas pela Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP). Jean Beausejour, Gonzalo Jara, Carlos Carmona, Arturo Vidal e o jogador do Palmeiras não poderão defender a seleção chilena nos próximos jogos por indisciplina.

continua após a publicidade

Afastados da equipe pelo técnico Claudio Borghi, em novembro, eles foram punidos por conta da postura, considerada “inadequada”, apresentada na véspera das partidas contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2014.

Segundo o treinador, os cinco jogadores chegaram atrasados e alcoolizados à concentração da seleção chilena na véspera da partida contra o Uruguai, disputada no dia 11 de novembro.

Valdivia e os demais atletas poderão recorrer da decisão ou pedir um indulto após cumprirem metade da pena estipulada. A suspensão começa a contar do amistoso com o Paraguai, nesta quarta-feira, em solo chileno. A punição também prevê uma multa aos jogadores.

continua após a publicidade

Claudio Borghi, que chegou a pedir uma pena mais branda aos atletas, não descartou convocar os jogadores ao fim da suspensão. “Vamos ver se alguns deles ainda têm o desejo de voltar [à seleção do Chile]”, declarou.