São Paulo – Apenas poucos dias depois da histórica vitória na “Corrida do Milhão” da Stock Car, o paraibano Valdeno Brito e o chefe da equipe Andreas Mattheis, voltam a se encontrar no autódromo de Jacarepaguá.
Desta vez, no entanto, estarão em lados opostos: enquanto Valdeno passará a dividir o cockpit do Porsche 997 com o lendário Emerson Fittipaldi, Mattheis e seu parceiro Xandy Negrão, co-responsável pela bem-sucedida estratégia de domingo passado no Rio de Janeiro, defenderão a liderança de pilotos da GT3 Brasil com o Ford GT.
“Será uma honra e um prazer correr ao lado de um nome tão importante do automobilismo brasileiro e internacional”, disse Valdeno, que permaneceu no Rio de Janeiro depois de ganhar sua primeira corrida – ele mora em Londrina. Fez somente uma rápida viagem a São Paulo e retornou à Cidade Maravilhosa, onde várias equipes treinaram na pista carioca durante a semana.
Já garantido nos playoffs da Stock Car, ele busca agora melhorar a atual 11ª colocação que ocupa na GT3 com 14 pontos. “Os Ford GT continuarão dominando, mas tenho certeza que o Porsche 997 será mais competitivo em Jacareraguá. Acredito que vamos brigar com a Ferrari 430 e menos com o Dodge Viper, que não devem se adaptar tão bem a um traçado com retas curtas e muitas curvas”, analisou.
Mattheis e Xandy lideram a classificação geral. Somam duas vitórias e 50 pontos, enquanto Ricardo Rosset e Walter Salles -que ganharam três das oito etapas – têm 44. Ingo Hoffmann e Paulo Bonifácio, que correm com o Lamborghini Gallardo, aparecem a seguir com 34.
Nos ensaios livres do início da semana, confirmando o favoritismo da marca norte-americana, Rosset foi o mais rápido, seguido por Mattheis. “O carro estava saindo muito de frente e tivemos mais trabalho do que imaginávamos para trabalhar no acerto”, comentou Mattheis, atual campeão da série de supercarros ao lado do parceiro Xandy.
A boa campanha do Ford GT tem cobrado um preço alto, seguindo imposição do regulamento. Desde o início da temporada, os dois carros foram “premiados’ com 140 quilos de peso adicionais.
Numa pista de asfalto tão abrasivo quanto o de Jacarepaguá, que desafiou a capacidade dos engenheiros da Stock Car no último final de semana, esse lastro tornará ainda mais dramático o consumo dos pneus.
Hoje haverá um treino livre, das 10h10 às 11h10, antes da tomada classificatória (das 14h40 às 15h30) da primeira corrida da rodada dupla. Amanhã, a largada da 9.ª etapa está marcada para as 10h50, com duração de uma hora e troca de pilotos entre o 24.º e o 37.º minuto. A segunda prova será realizada das 15h43 às 16h43, com o mesmo formato.