O paraibano Valdeno Brito (Medley) conquistou ontem no Autódromo de Jacarepaguá (Rio de Janeiro) o maior prêmio da história do automobilismo brasileiro. Além de vencer sua primeira corrida na Stock Car, o único representante do Nordeste na principal categoria do País levou a bolada de um milhão de dólares (R$ 1,63 milhão) oferecida pelos organizadores. Luciano Burti (Sky) e o novo líder Marcos Gomes (Medley) completaram o pódio da sétima etapa.
Com 34 anos, natural de Campina Grande e há quatro anos residindo em Londrina (PR), Valdeno alcançou outra marca importante para a organização capitaneada pelo diretor-técnico Andreas Mattheis.
Desde que iniciou a parceria com a Medley em 1996, todos os pilotos que passaram pela equipe ganharam ao menos uma prova. No caso de Valdeno, a vitória veio acompanhada da classificação antecipada aos playoffs decisivos, já que subiu para a quinta colocação com 61 pontos.
Marcos Gomes recuperou a liderança do campeonato sobre o companheiro Ricardo Maurício, que partiu em 27.º e terminou em 20.º. “Saindo nessa posição, tudo ficou mais difícil. Era preciso acontecer algo extraordinário, como colocar um jogo de pneus de chuva e começar a chover enquanto todos estivessem com os lisos. Como isso não aconteceu…”, lamentou Maurício.
Gomes foi outro destaque da prova. Apenas 18.º no grid, fez uma apresentação agressiva, com ultrapassagens e, aproveitando o excelente trabalho da equipe nas paradas, subiu ao pódio com um excelente 3.º lugar.
Alegre, avisou que não vai mudar de postura nas próximas etapas, especialmente na corrida do próximo dia 13 em Londrina, a última das seletivas. “Vou entrar como sempre faço, disposto a ganhar. Se não for possível, então, vou pensar no pódio, como fiz hoje.”