Brasília – Neste fim de semana, no anel externo do Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, a Stock Car realiza a terceira etapa da temporada. Apesar dos duelos constantes travados pelos 32 pilotos da categoria, uma briga chama mais atenção: a do líder do Campeonato, Valdeno Brito (RCM Motorsport), contra o bicampeão Cacá Bueno (Red Bull Racing).
Os dois fecharam a sexta-feira de treinos livres “grudados”. O paraibano foi o mais rápido do dia, com uma vantagem de 55 milésimos de segundo sobre o carioca.
“O carro está rápido, mas ainda não está nada ganho. Liderar treino livre não adianta nada, por isso é preciso manter os pés no chão”, destacou Valdeno, que não utilizou pneus novos nas sessões livres de ontem.
O líder do campeonato foi o único a percorrer ontem os 2.919 metros do circuito abaixo de um minuto ao registrar a volta mais rápida em 59s947 na primeira sessão. Como se não bastasse, ainda dominou a segunda com a pista molhada.
Cacá está confiante: “Na realidade estamos até mais próximos do Valdeno do que estávamos em Curitiba. Lógico que o carro dele ainda apresenta um rendimento excepcional e ele passa por um ótimo momento, mas acredito que já conseguimos descontar boa parte dessa diferença”.
Mas o bicampeão tenta tirar um pouco o foco do duelo particular com o piloto da RCM. “Na verdade, acho que nossa briga não é com ele ou com nenhum dos outros 30 pilotos, e sim com nós mesmos, para evoluirmos o acerto do nosso carro cada vez mais”, avalia o piloto da A. Mattheis.
Os paranaenses
Os pilotos do Paraná não tiveram um bom rendimento nos treinos livres. David Muffato foi o melhor representante do Estado, com o 14.º melhor tempo do dia. Depois, uma fila de paranaenses, começando por Ricardo Sperafico, o 17.º, passando por William Starostik, Alceu Feldmann e Enrique Bernoldi, e terminando com Tarso Marques, o 21.º mais rápido.
O irmão dele, Thiago, ficou na 24.ª posição, com Rodrigo Sperafico na 26.ª e Lico Kaesemodel no 31.º posto. Hoje acontece mais uma sessão livre, que antecede o treino classificatório, marcado para as 11h45. A corrida de domingo será às 11h.