Pelotão passa pela orla,
com o belo visual de Biguaçu.

Balneário Camboriú (SC) -O experiente ciclista gaúcho Valcemar Justino da Silva, da Pedal Bike Shop, de São José dos Campos, venceu ontem a sua segunda etapa na Volta Ciclística BR Internacional de Santa Catarina. Depois de ganhar a prova entre São Joaquim e Alfredo Wagner, o atleta venceu a quinta etapa da competição ao completar o percurso de 155,1 km entre Florianópolis e Balneário Camboriú em 3h49m14. O paulista Renato Seabra, da Caloi/Suzano/PowerBar, lidera a prova, com 48 segundos de vantagem sobre o cearense Antônio Nascimento, da Guaru/Audifar, segundo colocado.

A grande expectativa na competição é para a prova contra-relógio de amanhã, que será disputada em Pomerode, considerada decisiva. Tanto assim, que o líder Renato Seabra foi poupado pelos outros integrantes da equipe em todo percurso de ontem. O mesmo ocorrerá hoje na disputa da sexta etapa entre Balneário Camboriú e Pomerode, num total de 115,2 km. “Vou novamente na roda dos meus companheiros. O objetivo é poupar ao máximo as energias para o contra-relógio. É a prova mais importante da competição”, admite Seabra, de 24 anos, demonstrando certa apreensão.

Sem a responsabilidade de Seabra, Justino comemorou muito a vitória. Ele e o paranaense Jefferson Miziak, da Dataro/Transamérica, conseguiram fugir do pelotão principal nos últimos 50 km e cruzaram a linha de chegada com 1m04 de vantagem sobre o paulista Jean Carlo Coloca, da Pedal Bike Shop, terceiro colocado e que liderou um grande pelotão com mais de 40 ciclistas. Na classificação geral, a grande diferença não se traduziu em mudanças. Afinal, os dois primeiros colocados na prova estavam mais de cinco minutos atrás do líder.

“Estou muito feliz mesmo com o meu resultado, em particular, e com o trabalho de minha equipe, no geral”, comenta Valcemar, que corre pela Pedal, equipe que ocupa a segunda posição na classificação geral, atrás apenas da Caloi.

A sexta etapa, hoje, terá 115,2 km e larga às 9h entre o Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, e o Portal de Pomerode. O pelotão deve completar o percurso em cerca de 3h30.

A Volta BR de Santa Catarina tem organização da FCC. O patrocínio é da BR Petrobras.

Misiak dá a volta por cima

O paranaense Jefferson Misiak, de 30 anos, ficou muito emocionado com a segunda colocação na prova desta terça-feira. Punido com dois meses de suspensão por uso de corticóide na Volta Internacional do Rio, ele vibrou muito com a atuação. “Fez muito bem para o meu ego. Ninguém sabe o que passei quando foi divulgado o doping positivo. Entrei numa depressão que fiquei duas semanas sem querer treinar”, comentou o curitibano, da equipe Dataro/Transamérica. “Graças a Deus tive o apoio de minha família. Todos têm certeza de que não usei nenhum meio ilícito para competir.”

Misiak lembra que sofreu uma queda durante a disputa da Volta do Rio e que estava tomando medicamentos com prescrição médica. “O resultado do antidoping apontou uma quantidade mínima de substância proibida. Tenho a consciência tranqüila.”

continua após a publicidade

continua após a publicidade