Fábio Alexandre
Diretoria ainda não anunciou,
mas deve confirmar a permanência de Oswaldo Alvarez para o ano que vem.

Ainda falta a confirmação da diretoria, mas o Atlético já definiu seu treinador para 2007. Tudo indica que Oswaldo Alvarez, o Vadão, será o responsável por comandar o Furacão no início da temporada, que começa com as disputas do Paranaense e da Copa do Brasil.

continua após a publicidade

O técnico ainda se reunirá com a cúpula rubro-negra, após o jogo com a Ponte Preta, no domingo, pela última rodadado Brasileirão. Mas, salvo uma reviravolta de última hora, o encontro deve ser apenas uma formalidade. Vadão já tem traçado todo o planejamento para a pré-temporada e já teria, inclusive, indicado reforços para a equipe.

Como o Atlético ainda luta por uma vaga na Sul-Americana, ninguém no elenco e na comissão técnica fala sobre qualquer assunto que não seja a partida do próximo final de semana. Mas entre as declarações dos atletas transparece a certeza de que o atual comandante seguirá à frente da equipe em 2007. ?Para mim, é um jogo muito importante, porque o Vadão poderá analisar a minha

atuação e quero mostrar que tenho qualidade para continuar no ano que vem?, disse o zagueiro Gustavo, que pode ter uma nova chance em Campinas, no lugar do capitão Danilo.

continua após a publicidade

Contratado para salvar o Atlético da segunda divisão, o técnico conquistou a confiança da diretoria ao comandar a reação da equipe no Brasileirão. Após a chegada de Vadão, o Rubro-Negro não só se afastou da zona de rebaixamento como chegou à semifinal da Copa Sul-Americana e figurou por algumas rodadas entre os concorrentes a uma vaga na Libertadores.

Time completo

A renovação do contrato de Vadão deve significar também a manutenção de toda a comissão técnica. O auxiliar técnico Gersinho e o preparador físico Walter Grassmann, que chegaram ao clube junto com o treinador, também continuam trabalhando no CT do Caju.

continua após a publicidade

Entre os planos de Vadão para 2007, está priorizar a Copa do Brasil e o Brasileirão. Assim, o Rubro-Negro irá disputar as primeiras fases do estadual com o time reserva, enquanto os titulares seguirão se preparando para entrar com força total nas competições nacionais.

É a cara do Rubro-Negro

A permanência de Oswaldo Alvarez no Atlético reforça sua condição de principal treinador do clube ao longo da ?Era Petraglia?. Desde que o atual presidente do Conselho Deliberativo assumiu o comando do Furacão, em 1995, Vadão é o técnico que mais dirigiu a equipe. Contra a Ponte Preta, ele vai completar 132 jogos pelo time da Baixada.

Nas três vezes que dirigiu o Atlético, Vadão disputou 131 partidas, em 11 competições diferentes. Foram 61 vitórias, 30 empates e 40 derrotas, um aproveitamento de 54% dos pontos disputados. Seu grande momento no clube foi a conquista da seletiva para a Libertadores, em 1999. Liderado pelo ?quadrado mágico?, formado por Adriano, Kelly, Lucas e Kléber, o Furacão eliminou Portuguesa, Coritiba, São Paulo e Cruzeiro, garantindo pela primeira vez um lugar no maior torneio do continente.

No ano seguinte, foi campeão paranaense.

Vadão começou a carreira de treinador no início dos anos 90, no Mogi Mirim. Na ocasião, montou o time que ficou famoso como ?carrossel caipira? e revelou jogadores como Rivaldo, Válber, Leto e Capone. Passou por XV de Piracicaba, Guarani, Matonense e Araçatuba, antes de chegar à Baixada. Depois, treinou Corinthians, São Paulo, Ponte Preta, Bahia e Verdy Tokyo, do Japão.