O uruguaio Leonardo Marquez garantiu o título do 19.º Torneio de Verão de Ciclismo, uma das competições mais tradicionais da modalidade no Brasil, encerrada ontem, em Santos. O campeonato, que reuniu 250 ciclistas de 10 estados e também do Uruguai e da Argentina, teve quatro etapas – todas na Baixada Santista – e valeu pontos para o ranking brasileiro.
O ciclista da equipe Asconeguy C. C. precisou apenas da 5.ª colocação na prova final para comemorar a sua primeira conquista internacional na categoria elite masculina, considerada a Fórmula 1 da modalidade. Os uruguaios ainda festejaram a dobradinha no ranking final da elite masculina, com Hector Fabian Aguilar garantindo o vice, a conquista geral por equipes e o título da categoria open com Nicolas Arachichu, que em quatro etapas, venceu três e foi vice em outra.
"Estou muito feliz. Competir contra ciclistas de grande experiência do Brasil e vencer foi muito bom. Foi uma competição muito linda e também dura. Ainda mais que nós estávamos só em três ciclistas, sendo dois sprintistas. Era difícil para defender a liderança. Meus companheiros fizeram muita força", afirmou o Leonardo, que competiu pela 1.ª vez no Brasil e já tem planos futuros.
"Nossa idéia é competir por uma equipe brasileira. Queremos vir todos juntos, ganhar experiência. Nossa temporada acaba agora, depois da Volta do Uruguai e vamos tentar conseguir algo", revelou o atleta de 28 anos. O campeão da open, Nicolas, mostrou bem a satisfação da equipe. "Viemos para cá, pagando parte das despesas do nosso bolso e batalhamos muito para estas conquistas", afirmou o ciclista de 18 anos.
Entre as mulheres, Luciene Ferreira da Silva, da equipe Levorin/ Nossa Caixa/ Rede Plaza, foi imbatível, vencendo as três disputas realizadas na categoria. A atleta de Coxim, no Mato Grosso do Sul, comemorou muito a conquista. "Foram três anos tentando esse título. Agora é não deixar cair. Tomar muita vitamina e garantir novas vitórias", afirmou a ciclista de 20 anos.
A "novata" Patrícia Moreira, da equipe Memorial-Santos, sagrou-se vice-campeã do ranking, com o 3.º lugar na etapa. Apesar de ter 36 anos, ele só pedala há dois. "Antes eu só fazia corrida para manter a forma", brincou a ciclista que é do Rio de Janeiro. Quem comemorou muito na última etapa foi a santista Carla Gardenal, da equipe Scott/ Fadenp/ Marcondes Cesar. A atleta patrocinada pela Unimonte foi a 2.ª colocada na prova e ficou em 4.º lugar no ranking. "Estava sozinha, sem equipe. Daí é difícil, mas consegui um bom resultado em casa e isso é importante", disse.
Já entre o juniores (16 e 17 anos), o paranaense Hector José Câmara Baratto, da equipe Smel/ Cascavel, foi o vice-campeão na etapa e comemorou o título. Ele vinha fazendo uma disputa acirrada contra Jesus Breno Elias Batista, da AE Gilmar Bicicletas/ FIE, e precisava chegar à frente do rival. "Foi exatamente o que eu fiz. Fiquei marcando ele e no sprint cheguei na frente", contou o novo talento de 16 anos, que é da mesma cidade de grandes ciclistas do País, como José Aparecido, o Zezinho, e Nilceu Santos.
Aula do "professor"
Apesar da definição dos títulos, o último dia de competições ficou marcado pelo show particular do paranaense Hernandes Quadri Júnior, da equipe Memorial-Santos na categoria elite. Mesmo sem ter chances de faturar o titulo na elite, o ciclista recordista de títulos brasileiro (20 ao todo) "deu uma aula de como competir", com uma fuga isolada, distanciando-se muito do pelotão nas últimas 15 voltas da prova. Imprimiu um ritmo muito forte, sozinho, e chegou a abrir até 55 segundos de vantagem.
Na chegada, ele veio pedalando sossegado, sem riscos de perder a ponta e muito aplaudido pelo público. Beijou a sua aliança de casado, numa homenagem à sua mulher, Graça. "Falei que iria fazer tudo para vencer e dediquei a quem sempre está ao meu lado, me ajudando", afirmou o ciclista de 37 anos, que já defendeu o Brasil em duas olimpíadas e foi tricampeão do Torneio de Verão.
"Acho que a nossa equipe merecia uma vitória dessas. Competimos em casa e nas outras etapas perdemos por erros, que não poderiam acontecer. Estava devendo uma vitória dessas para Santos", disse aliviado o atleta. "Hoje eu pensei em mim, na minha vitória. E agora vem o meu principal objetivo, a Volta do Rio. Esse ano, quero pensar mais em mim. Nos últimos tempos fiquei meio apagado, só trabalhando pela equipe", desabafou.
Na definição do título, pelo menos 12 ciclistas chegaram com chances de brigar pela vitória. Entre eles os três uruguaios Leonardo Marquez, Hector Fabian e Vagner Giovane Fernandez, que na verdade nasceu no Brasil, mas hoje mora em Cerro Largo, próximo à fronteira (130 km de Pelotas). O pelotão veio embolado para um sprint muito forte e outro atleta da equipe Memorial, o catarinense Daniel Rogelin, garantiu o 2.º lugar.
Hector Fabian foi o 3.º colocado, garantindo o vice no Torneio. O brasiliense Rodrigo de Mello Brito, da Extra/Suzano, chegou em 4.º lugar e depois de ser dois anos vice-campeão, desta vez terminou na 3.ª colocação geral no ranking. Na sequência vieram o campeão Leonardo Marquez e o gaúcho Valcemar Justino, da Scott/ Fadenp/ Marcondes Cesar, de São José dos Campos. No total, a etapa final teve 63 voltas, com 103,5 km, completados por Hernandes em 2 horas 18 minutos e 46 segundos.
Na disputa por equipes, a Asconeguy contando apenas com ciclistas na elite masculina e open, somou 84 pontos, deixando os "donos da casa" em 2.º lugar, com 78. "Novamente o Torneio foi um sucesso. Esta é uma das competições mais tradicionais do Brasil e tivemos atletas de 10 estados. Vários talentos foram revelados aqui. Luciano Pagliarini, Murilo Fischer, Janildes Fernandes, que hoje estão na Itália, começaram a se destacar no Torneio de Verão", disse o diretor técnico do evento e presidente da Liga Santista de Ciclismo, José Reinato Mendes.
Os resultados completos estão disponíveis no site oficial da Liga Santista de Ciclismo, realizadora do Torneio: www.lsciclismo.com.br. O 19.º Torneio de Verão de Ciclismo teve o patrocínio da Memorial e Bingo Canal 2. Apoio: Tremendão, Power Full Bikes, Avenida Palace Hotel, FMA Noticias e Prefeituras de Praia Grande, Guarujá, Cubatão e Santos. Supervisão da Confederação Brasileira e Federação Paulista de Ciclismo.